O Choro no interior de São Paulo: a evolução e importância do Choro Avareense (1951-1990)
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182857Palabras clave:
Choro, Cultura, AvaréResumen
Este trabalho tem por objetivo buscar as origens do Choro em Avaré, cidade localizada no interior do Estado de São Paulo. Situamos nosso recorte entre os anos de 1951-1990, pois compreendemos esse período como basilar para o desenvolvimento do Choro Avareense. Iniciaremos com uma breve contextualização do Choro em São Paulo, para chegarmos até o nosso recorte, o surgimento e a evolução da cultura “chorística” em Avaré. Assim, poderemos compreender como o Choro se interioriza; sendo isso, um reflexo da pressão das bases econômicas sobre a superestrutura. O Choro produzido em Avaré e seus músicos têm grande importância e relevância para a evolução do gênero musical, a exemplo do citadino Jamil Caram, que foi um chorão de estirpe nacional. Desta maneira, perscrutaremos desde o primeiro chorão da cidade até a mais concreta realização do Choro avareense, o Clube do Choro de Avaré.
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