A etnografia musical como meio de desenvolvimento artístico: um relato
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i111p89-98Palavras-chave:
etnografia, violão, canção, processos de criação musical, etnomusicologiaResumo
Este artigo apresenta um relato sobre a etnografia musical desenvolvida na dissertação de mestrado intitulada Violão-Canção: Diálogos entre o Violão Solo e a Canção Popular do Brasil. Baseado em entrevistas com sete mestres referenciais no campo estudado – João Bosco, Sérgio Assad, Luiz Tatit, Paulo Bellinati, Paulo César Pinheiro, Marco Pereira e Guinga –, o trabalho se desenvolve por meio dos pontos de contato entre os campos do violão e da canção, bem como entre as esferas de realização artística e científica, se valendo tanto de recursos próprios da música erudita – ligada à partitura e à tradição escrita – quanto de recursos correntes no âmbito da canção popular, que vê na gravação em áudio e vídeo um suporte efetivo. Assim, o projeto gera um aparato próprio de ferramentas que vêm formatando o conteúdo de seus desdobramentos, que aos poucos são lançados, tais como o filme, o livro e o site.
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