Peter Schlemihl: pacto fáustico em séries culturais

Autores/as

  • Adriano Carvalho Araujo e Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i126p59-70

Palabras clave:

Jerusa Pires Ferreira, Tradução cultural, Fausto, Schlemihl, Animação, Arquétipo literário

Resumen

A partir do conto A história maravilhosa de Peter Schlemihl, de Adelbert von Chamisso, o autor analisa a animação L’Homme sans ombre, de Georges Schwizgebel, e seu processo de tradução de uma linguagem a outra. A perda da sombra figura como imagem arquetípica do pacto fáustico, que leva o animador a problematizar as cores em diálogo com a pintura.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adriano Carvalho Araujo e Sousa, Universidade Federal de São Carlos

    É pós-doutorando em Estudos de Literatura pela Ufscar e autor de Poética de Júlio Bressane: cinema(s) da transcriação (Fapesp/Educ).

Referencias

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. 4ª ed. São Paulo, Perspectiva, 1992.

CHAMISSO, Adelbert von. A história maravilhosa de Peter Schlemihl. 2ª ed. Posfácio de

Thomas Mann. Trad. Marcus Mazzari. São Paulo, Estação Liberdade, 2003.

CHAMISSO, Adelbert von. L’Étrange histoire de Peter Schlemihl. Paris, Folio, 1992.

CHOLODENKO, Alan. “A animação do cinema”. Galáxia, n. 34, jan.-abr./2017.

FRENZEL, Elizabeth. Diccionario de argumentos de literatura. Madrid, Gredos, 1976.

GAUDREAULT, André. “O cinema dito dos primeiros tempos”. Galáxia, n. 37, jan.-abr./2018.

GAUDREAULT, André; MARION, Philippe. La fin du cinéma? Un média en crise à l’ère du

numérique. Paris, Armand Colin, 2013.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 7ª ed. Petrópolis, Vozes, 2011.

MANOVICH, L. The language of new media, Cambridge, The MIT Press, 2001-2002.

MARTINEZ OLMEDILLA, A. El despertar de Fausto. Madrid, Prensa Moderna, 1932.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo, Boitempo, 2011.

MELETÍNSKI, Eleazar. Arquétipos literários. Trad. Aurora Fornoni Bernardini, Homero Freitas

de Andrade e Arlete Cavaliere. 2ª ed. Cotia, Ateliê, 2002.

MONTERO, Reinaldo. Fausto. La Habana, Editorial Letras Cubanas, 2003.

MORAN, Patricia; PATROCINIO, Janaina (orgs.). Machinima. São Paulo, Pró-Reitoria de

Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011.

PINHEIRO, Amálio. “Jerusa: a senhora barroca”. Galáxia, n. 42, set.-dez./2019.

PIRES FERREIRA, Jerusa. Fausto no horizonte. São Paulo, Hucitec/Educ, 1996.

PIRES FERREIRA, Jerusa. “Fausto no horizonte latino-americano”, in Helmut Galle; Marcus

Mazzari (orgs.). Fausto e a América Latina. São Paulo, Humanitas/Fapesp, 2010.

PIRES FERREIRA, Jerusa. “O Judeu Errante: a materialidade da lenda”. Olhar, a. 2, n. 3,

jun./2000.

SERRES, Michel. “Bienvenu à l’homme nouveau”. Le Point, 14/juin/2012. Disponível

em: https://www.lepoint.fr/debats/michel-serres-bienvenue-a-l-hommenouveau-

-06-2012-1474761_2.php. Acesso em: 2/3/2020.

SOUSA, Adriano C. A. e. “Belair, música da luz”, in Isis Rost; Patricia Marcondes de Barros

(orgs.). Transas da contracultura brasileira. São Luís, Passagens, 2020. Disponível em:

https://bit.ly/39E30M7. Acesso em: 29/7/2020.

Filmografia

L’Homme qui a perdu son ombre, Théâtre de la Jeunesse, 1966.

O estudante de Praga, Galeen, 1926.

L’Homme sans ombre, Georges Schwizgebel, 2004.

Publicado

2020-10-22

Número

Sección

Dossiê semiótica e cultura

Cómo citar

SOUSA, Adriano Carvalho Araujo e. Peter Schlemihl: pacto fáustico em séries culturais. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 126, p. 59–70, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i126p59-70. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revusp/article/view/176368.. Acesso em: 20 may. 2024.