Y al morir al hombre enseña: teatro e política no contexto das independências

Autores

  • Bruno Verneck Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i130p31-46

Palavras-chave:

Independência, Teatro, Política, Patriotismo

Resumo

A partir da análise de Camila o la patriota de Sudamérica, escrita por Camilo Henríquez em 1817, La Pola, escrita por José Domínguez Roche em 1820, e Túpac Amaru, escrita por Luis Ambrósio Morante em 1821, o presente trabalho busca indagar as relações entre teatro e política no período das guerras de independência. O objetivo do texto é mostrar como os dramaturgos articulam a forma do drama ao discurso cívico-patriótico de modo a construir o conceito de pátria do ponto de vista criollo e sempre refratário à ameaça espanhola.

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Biografia do Autor

  • Bruno Verneck, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Aluno de mestrado do Programa de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e HispanoAmericana da Universidade de São Paulo

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Dossiê independências latino-americanas

Como Citar

VERNECK, Bruno. Y al morir al hombre enseña: teatro e política no contexto das independências. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 130, p. 31–46, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i130p31-46. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revusp/article/view/191454.. Acesso em: 4 dez. 2024.