Coisas que se pode aprender sobre CT&I no Brasil pela análise das publicações científicas com autores no país

Autores

  • Carlos Henrique de Brito Cruz Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i135p71-100

Palavras-chave:

CT&I, Setor acadêmico e empresarial, Publicações brasileiras

Resumo

No presente trabalho usamos informações sobre publicações científicas com autores no Brasil para analisar algumas características do sistema de CT&I e identificar oportunidades para melhorar as políticas para ciência, tecnologia e inovação no país. Abordamos variações temporais nas tendências, de forma que o leitor possa observá-las à luz do histórico das políticas e condições do sistema de CT&I. Analisamos as taxas de crescimento do conjunto de publicações, as contribuições do setor acadêmico e empresarial, as contribuições regionais e a participação em termos de áreas de pesquisa e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre as observações, destacamos a debilidade do esforço de P&D em empresas, o que limita a capacidade para estabelecer parcerias com universidades (mesmo que essas colaborações venham crescendo), e o lento aumento do impacto de citações do conjunto de publicações do país.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique de Brito Cruz, Universidade de Campinas

    Professor Emérito da Unicamp e vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Dossiê bicentenário da independência: ciência e tecnologia

Como Citar

CRUZ, Carlos Henrique de Brito. Coisas que se pode aprender sobre CT&I no Brasil pela análise das publicações científicas com autores no país. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 135, p. 71–100, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i135p71-100. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revusp/article/view/206250.. Acesso em: 4 dez. 2024.