Conto de fadas: origens, conceitos e reflexões sobre o gênero

Autores

  • Sandra Trabucco Valenzuela Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i140p119-134

Palavras-chave:

Conto de fadas, Conto maravilhoso, Literatura infantil, Tradição oral, Fadas

Resumo

O presente artigo estuda o conto de fadas, partindo da análise sobre o conto maravilhoso com base em Todorov, para, em seguida, abordar a dimensão feérica na visão de Benjamin, Lüthi, Chiampi, Jolles, Coelho, Volobuef e Valenzuela. A investigação prossegue com a origem dos contos de fadas, identificando nas narrativas primordiais e nos mitos celtas fontes para a gestação de histórias que relatam a intervenção de seres femininos, intermediando relações entre dois mundos: o natural e o sobrenatural. Por fim, o artigo encerra-se com a reflexão a respeito do papel dos contos de fadas na contemporaneidade, com Tatar, Machado, Estés e Carter.

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Biografia do Autor

  • Sandra Trabucco Valenzuela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH-USP e autora de, entre outros, A bela e a fera: um reconto (Editora nVersos).

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Publicado

2024-03-22

Edição

Seção

Dossiê Literatura de Entretenimento

Como Citar

VALENZUELA, Sandra Trabucco. Conto de fadas: origens, conceitos e reflexões sobre o gênero. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 140, p. 119–134, 2024. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i140p119-134. Disponível em: https://periodicos.usp.br/revusp/article/view/223195.. Acesso em: 27 abr. 2024.