Inteligência artificial e mudanças climáticas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i141p29-40Palavras-chave:
Mudanças climáticas, Modelos de previsão do tempo, IA e energias renováveis, Amazônia, Ética e climaResumo
IA é cada vez mais imprescindível para o enfrentamento das mudanças do clima. Imagens de satélite e sensores produzem uma quantidade gigantesca de dados a cada segundo, que são compilados e analisados com ferramentas de IA. Modelos de previsão de tempo e modelos climáticos globais, de parametrização física altamente complexa, são explicitamente calculados com IA, que também otimiza as fontes de energia renováveis e as redes de distribuição de energia elétrica. Apesar dessas aplicações, desafios ligados à ética, à privacidade dos dados e ao impacto ambiental do treinamento da IA exigem atenção cuidadosa. O equilíbrio entre tecnologia e ética é crucial para garantir o uso responsável da IA na luta contra as alterações climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |