Orientação Sexual na Escola: uma análise da sustentabilidade de políticas intersetoriais de Educação e Saúde no munícipio de São Paulo

Autores/as

  • Renato Barboza ISAÚDE Autor/a
  • Lígia Rivero Pupo ISAÚDE Autor/a
  • Katia Cibelle Machado Pirotta ISAÚDE Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p282-302

Resumen

Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a sustentabilidade de programas públicos, sobretudo na área da educação e da saúde. Objetiva-se compreender as dificuldades enfrentadas por três programas de orientação sexual na rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 2001 a 2005, para garantir a continuidade e a sustentabilidade das ações. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os atores-chave do processo e um estudo em fontes documentais. Observaram-se problemas de continuidade e de financiamento. As principais medidas para assegurar a sustentabilidade visavam inserir as ações na estrutura da instituição, garantir benefícios a professores capacitados e se respaldar na legislação. Os programas possuíam graus de influência variáveis e, consequentemente, maior ou menor facilidade em obter os meios para sua execução. A instituição apresentou pouca capacidade em realizar mudanças adaptativas, indicando falta de alinhamento com os programas. Não foi encontrada uma base social fortalecida de apoio aos programas.

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Biografía del autor/a

  • Renato Barboza, ISAÚDE
    Cientista Social, Mestre em Saúde Coletiva (CCD/SES-SP), Pesquisador Científico V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do NEPAIDS da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Lígia Rivero Pupo, ISAÚDE
    Psicóloga, Mestre em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, Pesquisadora Científica IV do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisadora do NEPAIDS da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Katia Cibelle Machado Pirotta, ISAÚDE
    Cientista Social, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade São Paulo, Pesquisadora Científica V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Publicado

2014-12-15

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Orientação Sexual na Escola: uma análise da sustentabilidade de políticas intersetoriais de Educação e Saúde no munícipio de São Paulo. (2014). Revista Gestión & Políticas Públicas, 4(2), 282-302. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p282-302