Orientação Sexual na Escola: uma análise da sustentabilidade de políticas intersetoriais de Educação e Saúde no munícipio de São Paulo

Auteurs

  • Renato Barboza ISAÚDE Auteur
  • Lígia Rivero Pupo ISAÚDE Auteur
  • Katia Cibelle Machado Pirotta ISAÚDE Auteur

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p282-302

Résumé

Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a sustentabilidade de programas públicos, sobretudo na área da educação e da saúde. Objetiva-se compreender as dificuldades enfrentadas por três programas de orientação sexual na rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 2001 a 2005, para garantir a continuidade e a sustentabilidade das ações. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os atores-chave do processo e um estudo em fontes documentais. Observaram-se problemas de continuidade e de financiamento. As principais medidas para assegurar a sustentabilidade visavam inserir as ações na estrutura da instituição, garantir benefícios a professores capacitados e se respaldar na legislação. Os programas possuíam graus de influência variáveis e, consequentemente, maior ou menor facilidade em obter os meios para sua execução. A instituição apresentou pouca capacidade em realizar mudanças adaptativas, indicando falta de alinhamento com os programas. Não foi encontrada uma base social fortalecida de apoio aos programas.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Renato Barboza, ISAÚDE
    Cientista Social, Mestre em Saúde Coletiva (CCD/SES-SP), Pesquisador Científico V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisador do NEPAIDS da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Lígia Rivero Pupo, ISAÚDE
    Psicóloga, Mestre em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, Pesquisadora Científica IV do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e pesquisadora do NEPAIDS da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Katia Cibelle Machado Pirotta, ISAÚDE
    Cientista Social, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela Universidade São Paulo, Pesquisadora Científica V do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Téléchargements

Publiée

2014-12-15

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

Orientação Sexual na Escola: uma análise da sustentabilidade de políticas intersetoriais de Educação e Saúde no munícipio de São Paulo. (2014). Revue Gestion & Politiques Publiques, 4(2), 282-302. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4p282-302