Estratégias de Comunicação na Incerteza em Emergências de Saúde Pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.183560

Palavras-chave:

Comunicação, Incerteza, Saúde Pública, Políticas Públicas, Emergências Sanitárias

Resumo

A pandemia por SARS-CoV-2, surgindo na interface humano-animal, obriga a termos presente, que a incerteza faz parte da situação de emergência, sendo desafiados a confirmar rapidamente o conhecimento disponível e a responder da melhor maneira, apesar do desconhecido. O aumento da capacidade nacional consiste no fortalecimento de políticas, planos, pessoal treinado, plataformas e processos, incluindo governo, organizações não-governamentais, sociedade civil, jornalistas e outros parceiros nacionais e internacionais. Essa capacidade constitui a chave para a preparação da comunicação de risco eficaz, em emergências de saúde pública. Os responsáveis pelo planeamento de respostas em emergências de saúde pública devem ser detentores de experiência em avaliação do risco, capacidade na coordenação de comissão nacional de líderes de saúde para determinar como as mudanças nos níveis de risco serão tratadas em tempo real, quando mudar o curso e se os recursos estão disponíveis para lidar com os requisitos do "novo curso", estando incluído, neste processo, a comunicação a toda a população. O trabalho, em conjunto da comunidade científica e dos decisores políticos, nem sempre é fácil de alcançar, pelo que a comunidade científica necessita de conseguir alcançar um consenso sobre as informações e quais os aspetos da incerteza a comunicar aos decisores políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Maria Antunes Martins Arrábida, Instituto Universitário de Lisboa

    Doutoranda em políticas públicas no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal.

  • Adalberto Campos Fernandes, Universidade Nova de Lisboa

    Médico e Doutor em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa Professor da Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Pesquisador do Centro de Investigação em Saúde Pública e do Comprehensive Health Research Centre, Lisboa, Portugal. Foi ministro da Saúde (2015-2018) de Portugal. É Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Portugal.

Referências

Babrow, Austin S., Hines, Stephen C., & Kasch, Chris. R. (2000). Managing uncertainty in illness explanation: an application of problematic integration theory. In B. Whaley (Ed.), Explaining illness: research, theory, and strategies, 2000 (pp. 41–67). Erlbaum.

Babrow, Austin S. (2001). Uncertainty, value, communication, and problematic integration. Journal of Communication, 51, 553–573. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2001.tb02896.x

Berger, Charles R., & Calabrese, Richard J. (1975). Some explorations in initial interaction and beyond: toward a developmental theory of interpersonal communication. Human Communication Research, 1, 99–112. https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.1975.tb00258.x

Bradac, James J. (2001). Theory comparison: uncertainty reduction, problematic integration, uncertainty management, and other curious constructs. Journal of Communication, 51(3), 456–476. doi: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2001.tb02891.x

Brashers, Dale E. (2001). Communication and uncertainty management. Journal of Communication, 51(3), 477–497. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2001.tb02892.x

Centers for Disease Control and Prevention. (2018). Crisis and Emergency Risk Communications (CERC). Introduction. https://www.cdc.gov/cerc/media/pdfs/CERC_Introduction.pdf

Comissão Europeia. Comunicação. (2016). Comunicação da Comissão relativa ao princípio da precaução. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=celex%3A52000DC0001

Druckman James N. (2017). The crisis of politicization within and beyond science. Nature Human Behavour, 1, September 615–617. https://faculty.wcas.northwestern.edu/jnd260/pub/Druckman%20The%20Crisis%20of%20Politicization%20Within%20and%20Beyond%20Science.pdf

Fan, Victoria Y., Jamison, Dean T., & Summers, Lawrence H. (2017). Pandemic risk: how large are the expected losses? Bull World Health Organ, 96(2):129–34. https://doi.org/10.2471/BLT.17.199588

Kreps Sarah E., Kriner Douglas L. (2020). Model uncertainty, political contestation, and public trust in science: Evidence from the COVID-19 pandemic. Science Advances, 6(43), eabd4563. https://doi.org/10.1126/sciadv.abd4563

Patt Anthony. (2009). Communicating uncertainty to policy makers. In Philippe Baveye e cols. (eds.), Uncertainties in Environmental Modelling and Consequences for Policy Making. Springer Science + Business Media B.V. https://doi.org/10.1007/978-90-481-2636-1_10

Reynolds, Barbara. (2002). Crisis and emergency risk communication. Centers for Disease Control and Prevention. https://stacks.cdc.gov/view/cdc/6574

Reynolds, Barbara., & Seeger, Mathew. (2005). W. . Crisis and emergency risk communication as an integrative model. Journal of Health Communication, 10(1), 43-55. https://doi.org/10.1080/10810730590904571

Rothe, Camilla e cols. (2020). Transmission of 2019-nCoV infection from an asymptomatic contact in Germany. N. Engl. J. Med., 382, 970–971. https://doi.org/10.1056/nejmc2001468

Sporoy, Pradeep e cols. (2019). Communicating Uncertainty During Public Health Emergency Events: A Systematic Review. Review of Communication Research, 7, 67-108, https://doi.org/10.12840/ISSN.2255-4165.019

Tam, Theresa W. S. (2020). Preparing for uncertainty during public health emergencies: What Canadian health leaders can do now to optimize future emergency response. Healthcare Management Forum, 33(4). https://doi.org/10.1177/0840470420917172

União Europeia. (2016). Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (versão consolidada). Jornal Oficial da União Europeia. C202. 59º. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=OJ:C:2016:202:TOC

United Nations Office for Disaster Risk Reduction. (2009). 2009 terminology on disaster risk reduction. Geneva. https://www.preventionweb.net/files/7817_UNISDRTerminologyEnglish.pdf

Wilson Kumanan., Halabi, Sam., & Gostine, Lawrence. (2020). Globalization and Health. The International Health Regulations (2005), the threat of populism and the COVID-19 pandemic. Global Health,16(70). https://doi.org/10.1186/s12992-020-00600-4

World Health Organization. (2005). Reglamento sanitario internacional. https://www.who.int/es/publications/i/item/9789241580496

World Health Organization. (2009). WHO Emergency Risk Communication International health agreements, Module B1. https://openwho.org/media/Module%20B1%3A%20Emergency%20Risk%20Communication%20and%20the%20international%20health%20agreements/0_0v1bq0s0/501691

World Health Organization. (2012). Communication for behavioral impact (COMBI): A toolkit for behavioural and social communication in outbreak response. WHO Press.

World Health Organization. (2015). Risk communication: Frequently Asked Questions. https://www.improvingphc.org/sites/default/files/Risk%20Communication.pdf

World Health Organization. (2019). Health Emergency and Disaster Risk Management Framework. https://www.who.int/publications/i/item/9789241516181

World Health Organization. (2020). Communicating and Managing Uncertainty in the COVID-19 Pandemic: A quick guide. https://cdn.who.int/media/docs/default-source/searo/whe/coronavirus19/managing-uncertainty-in-covid-19-a-quick-guide.pdf

Downloads

Publicado

2024-01-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arrábida, C. M. A. M., & Fernandes, A. C. . (2024). Estratégias de Comunicação na Incerteza em Emergências de Saúde Pública. Revista Gestão & Políticas Públicas, 14(2), 309-323. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.rgpp.2024.183560