Caso para ensino: Base comunitária de segurança da Vila Formosa, São Paulo (SP)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p116-133Abstract
Um caso para ensino é um relato de situações da vida organizacional, com o objetivo de desenvolver habilidades de resolução de problemas. Este estudo de caso para ensino é contado sob a ótica do Sargento Ciriaco, comandante da base. Desde 2007, a Base da Polícia Militar de Vila Formosa, localizada na zona leste do município de São Paulo, faz parte do programa de policiamento comunitário. Em agosto de 2008, no início da gestão do Sargento Ciriaco, foi adotada a filosofia da integração com a comunidade. Parcerias com a polícia comunitária do Japão, comerciantes locais, e outros órgãos do governo foram realizadas com objetivo de viabilizar recursos financeiros, físicos e humanos para os projetos. Apesar dos recursos escassos e poucos incentivos à inovação, o Sargento Ciriaco e seus comandados se superaram para proporcionar resultados de integração e segurança no bairro de Vila Formosa, através de diversos projetos e ações apresentados neste trabalho. A base apresenta-se como um case de sucesso dentro da corporação, que além de atingir a integração proposta, interagiu com muita dinâmica e criatividade com a sociedade. Os resultados obtidos apresentam-se através da redução do número de delitos na região e da constatação de um sentimento diferente da população acerca do papel da polícia como um parceiro da comunidade. Após a apresentação do caso, seguem notas de ensino para aplicação do caso em sala de aula. A experiência relatada foi uma das premiadas na categoria inovação pela 7ª edição do Prêmio Mário Covas (2010-2011), realizado pela Secretaria Estadual de Gestão Públicas em parceria com a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) e a Fundação Mário Covas. O objetivo do prêmio é reconhecer e premiar iniciativas de excelência ou inovação no setor público estadual paulista em diversas categorias.Downloads
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2012-06-30
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Artigos
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How to Cite
Martinelli, B., Marconato, C. S., & Amado, K. F. N. (2012). Caso para ensino: Base comunitária de segurança da Vila Formosa, São Paulo (SP). Management & Public Policies Journal, 2(1), 116-133. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p116-133