Icleia Borsa Cattani e o lugar inquieto da crítica de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10676

Palavras-chave:

Icleia Borsa Cattani, Crítica de arte, Teoria da arte

Resumo

Icleia Borsa Cattani (1951), historiadora, teórica e crítica de arte, é figura incontornável quando se trata de compreender a institucionalização da crítica e da teoria de arte moderna e contemporânea, especialmente no Rio Grande do Sul. No presente artigo acompanharemos brevemente a trajetória intelectual de Icleia Cattani, com destaque para sua formação, os laços que estabeleceu com sua geração, os caminhos que ajudou a consolidar e suas principais propostas teóricas vinculadas à crítica de arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Pinheiro Machado Kern, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Daniela Pinheiro Machado Kern é professora associada nível III do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS).

Referências

CARDOSO, Rafael. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CATTANI, Icleia Borsa. La Semaine de 1922 au Brésil et ses antécédents en France. Dissertação (Mestrado em História da Arte). Université Paris, 1 Panthéon-Sorbonne, 1976.

CATTANI, Icleia Borsa. Peinture/dessin et identité culturelle. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas e Ciências da Arte). Université Paris 1, Panthéon-Sorbonne, 1978.CATTANI, Icleia Borsa. Lieux et milieux de la peinture “moderniste” au Brésil, 1917-1929. Tese (Doutorado). U.E.R. d’Art et Archéologie, Université de Paris I – Pantheon-Sorbonne, Paris, 1980. 2 v.

CATTANI, Icleia Borsa. (2002). Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004a, p. 139-150. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. (2003). As tramas da globalização: a necessidade de um novo olhar. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004b, p. 33-40. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. (2002). Os lugares da mestiçagem na arte contemporânea. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004c, p. 66-78. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. (1997). Os lugares incertos ou a aprendizagem da Modernidade de Tarsila do Amaral. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004d, p. 9-21. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. (2001). Reflexões sobre a crítica, a arte “à margem” e a poiética. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004e, p. 49-65. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. (1998). Série e repetição na arte moderna e contemporânea. In: FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004f, p. 79-86. (Coleção Pensamento Crítico).

CATTANI, Icleia Borsa. Mestiçagens na arte contemporânea: conceito e desdobramentos. In: CATTANI, Icleia Borsa (Org.). Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007, p. 21-34.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte moderna no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.

CATTANI, Icleia. Pintura périplo. In: CATTANI, Icleia Borsa; RAMOS, Paula. Lenir de Miranda: pintura périplo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019, p. 45-118.

CATTANI, Icleia Borsa. Entrevista. 5 fev. 2023. Entrevistador: Daniela Pinheiro Machado Kern. Porto Alegre, 2023.

CATTANI, Icleia Borsa; BULHÕES, Maria Amélia. Experiências de ruptura nas Artes Visuais. In: BRITES, Blanca et al. 100 anos de artes plásticas no Instituto de Artes da UFRGS: três ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, p. 119-174.

CATTANI, Icleia Borsa; BULHÕES, Maria Amélia. Pela arte contemporânea: desdobramentos de um projeto. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.

CATTANI, Icleia Maria Borsa. Currículo do Sistema de Currículos Lattes. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/6952735371047311. Acesso em: 11 fev. 2023.

ELKINS, James. The end of diversity in art historical writing: North Atlantic art history and its alternatives. Berlin/Boston: Walter de Gruyter GmbH, 2021.

FARIAS, Agnaldo (Org.). Icleia Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004. (Coleção Pensamento Crítico).

GOMES, Paulo. Lista dos professores do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes. In: BRITES, Blanca et al. 100 anos de artes plásticas no Instituto de Artes da UFRGS: três ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012, p.195-199.

HARRIS, Jonathan. The new art history: a critical introduction. London and New York: Routledge, 2001.

LOVATT, Anna. Rosalind Krauss. In: SHONE, Richard; STONARD, John-Paul (Ed.). The books that shaped art history, from Gombrich and Greenberg to Alpers and Krauss. London: Thames and Hudson, 2013, p. 190-201.

MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. 7. ed. Madrid: Cátedra, 2017.

MITTER, Partha. Modern global art and its discontents. In: Per BÄCKSTRÖM, Per; HJARTARSON, Benedikt (Ed.). Decentring the avant-garde. New York: Brill, 2014, p. 35-55.

SHERMAN, Claire Richter. The tradition continues (1930-1979). In: SHERMAN, Claire Richter; HOLCOMB, Adele M. (Ed.). Women as interpreters of the visual arts, 1820-1979. Westport, Connecticut: Greenwood Press, 1981, p. 61-90.

SIMIONI, Ana Paula C. Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação. Perspective [Online], 2, 2013. https://doi.org/10.4000/perspective.5539.

SIMIONI, Ana Paula C. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo: Edusp, 2022.

VARGAS, Rosane Teixeira de. Visibilidade invisível: a presença feminina na Escola de Artes de Porto Alegre (1910-1936). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

VICENTE, Filipa Lowndes. A arte sem história: mulheres e culturas artísticas (séculos XVI-XX). Lisboa: Athena, 2012.

Downloads

Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Dossiê: A crítica de arte feita por mulheres e seus desdobramentos institucionais

Como Citar

Kern, D. P. M. (2024). Icleia Borsa Cattani e o lugar inquieto da crítica de arte . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(87), 1-11. https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10676