As Minas setecentistas e autorias femininas na história e crítica de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10677

Palavras-chave:

Século XVIII, Minas Gerais, História e crítica

Resumo

Na história e na crítica de arte brasileiras, o chamado barroco mineiro foi objeto de estudo de pesquisas consideradas hoje fundamentais na compreensão dos fenômenos artísticos no país. A partir do exame de textos de Judith Martins (1903-2000), Hanna Levy (1912-1984) e Myriam Ribeiro de Oliveira (1943), a importância destas autoras na consolidação da área de estudos sobre as artes em Minas Gerais do século XVIII é ressaltada, dentro de um panorama mais amplo de atuação de mulheres, responsáveis pelo estudo, catalogação e preservação do patrimônio das cidades históricas mineiras.

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Biografia do Autor

  • Paula Ferreira Vermeersch, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Faculdade de Ciências e Tecnologia

    Paula Ferreira Vermeersch é docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Presidente Prudente.

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Publicado

2024-05-28

Edição

Seção

Dossiê: A crítica de arte feita por mulheres e seus desdobramentos institucionais

Como Citar

Vermeersch, P. F. . (2024). As Minas setecentistas e autorias femininas na história e crítica de arte . Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(87), 1-11. https://doi.org/10.11606/2316901X.n87.2024.e10677