Candian: o último caipira

Auteurs

  • Vitor Sartori Cordova Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
  • Jane Victal Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p164-186

Mots-clés :

Bairro rural, caipira, tradição oral

Résumé

O artigo reúne algumas peculiaridades de um ser humano identificado na antropologia como caipira. Em seu âmago existencial,  reúnem-se particularidades como a relaçãocom o bairro rural, o mutirão e os cânticos do cururu. Dessa forma, partindo dos documentos iconográficos do historiador e intelectual Ernani Silva Bruno disponíveis no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP) e dos estudos do sociólogo e literato Antonio Candido, o presente trabalho intenta demonstrar as ações e relações sociais dessa cultura na cidade de Iracemápolis por meio dos hábitos cotidianos do senhor Candian, membro responsável pela transmissão do modo de vida tradicional do campo na zona urbana.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Vitor Sartori Cordova, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
    Sociólogo, mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e doutorando do programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas.
  • Jane Victal, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
    Arquiteta e urbanista, pós-doutora no King’s College London e professora do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da PUC-Campinas.

Publiée

2017-12-13

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Cordova, V. S., & Victal, J. (2017). Candian: o último caipira. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 68, 164-186. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i68p164-186