Propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised Survey versão brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6950.4216

Palavras-chave:

Enfermagem , Incivilidade , Estudos de Validação , Educação , Estudantes de enfermagem , Professores

Resumo

Objetivo: analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Incivility in Nursing Education - Revised survey com estudantes de graduação em enfermagem. Método: estudo metodológico, realizado em uma escola de enfermagem paulista. Trata-se da análise das propriedades psicométricas (fidedignidade e validade de construto) dos itens do INE-R survey - versão brasileira. A validade de construto foi realizada por Análise Fatorial Confirmatória e a fidedignidade pelo teste-reteste, para verificação da estabilidade do instrumento, calculada pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse e por meio da consistência interna dos itens, segundo os coeficientes alfa de Cronbach, alfa ordinal e ômega de McDonaldResultados: houve ajuste ao modelo proposto da análise fatorial confirmatória com dois fatores (baixa e alta incivilidade), com sugestão de exclusão de um item para estudantes. A maioria dos valores de ajustes para os itens dos estudantes e a totalidade para os professores atenderam às referências estabelecidas pela literatura; os valores para os Coeficientes de Consistência Interna foram maiores que 0,80 e os Coeficientes de Correlação Intraclasse, maiores que 0,75. Conclusão: a versão brasileira do Incivility in Nursing Education - Revised Survey encontra-se validada para o contexto estudado, apresentando fidedignidade satisfatória e validade, pela análise fatorial, que confirmou o modelo original com dois fatores, com 23 itens retratando comportamentos de estudantes e 24, de professores.

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Biografia do Autor

  • Vanessa dos Santos Ribeiro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.

  • Claudia Benedita dos Santos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

    Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised Survey versão brasileira. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4216. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6950.4216