Propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised Survey versão brasileira

Autores

  • Vanessa dos Santos Ribeiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0686-4307
  • Cynthia M. Clark Boise State University, School of Nursing, Boise, Idaho, ID, Estados Unidos da América. https://orcid.org/0009-0007-9049-2916
  • Claudia Benedita dos Santos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7241-7508
  • João Marôco William James Center for Research, ISPA - Instituto Universitário, Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-9214-5378
  • Jonas Bodini Alonso Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5570-6081
  • Aline Helena Appoloni Eduardo Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Enfermagem, São Carlos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0691-7306
  • Emilia Campos de Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0738-0539

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6950.4216

Palavras-chave:

Enfermagem; Incivilidade; Estudos de Validação; Educação; Estudantes de enfermagem; Professores

Resumo

Objetivo: analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Incivility in Nursing Education - Revised survey com estudantes de graduação em enfermagem. Método: estudo metodológico, realizado em uma escola de enfermagem paulista. Trata-se da análise das propriedades psicométricas (fidedignidade e validade de construto) dos itens do INE-R survey - versão brasileira. A validade de construto foi realizada por Análise Fatorial Confirmatória e a fidedignidade pelo teste-reteste, para verificação da estabilidade do instrumento, calculada pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse e por meio da consistência interna dos itens, segundo os coeficientes alfa de Cronbach, alfa ordinal e ômega de McDonaldResultados: houve ajuste ao modelo proposto da análise fatorial confirmatória com dois fatores (baixa e alta incivilidade), com sugestão de exclusão de um item para estudantes. A maioria dos valores de ajustes para os itens dos estudantes e a totalidade para os professores atenderam às referências estabelecidas pela literatura; os valores para os Coeficientes de Consistência Interna foram maiores que 0,80 e os Coeficientes de Correlação Intraclasse, maiores que 0,75. Conclusão: a versão brasileira do Incivility in Nursing Education - Revised Survey encontra-se validada para o contexto estudado, apresentando fidedignidade satisfatória e validade, pela análise fatorial, que confirmou o modelo original com dois fatores, com 23 itens retratando comportamentos de estudantes e 24, de professores.

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Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Propriedades psicométricas do Incivility in Nursing Education - Revised Survey versão brasileira. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4216. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6950.4216