Disponibilidade de residentes e preceptores para práticas interprofissionais: estudo de métodos mistos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7374.4396Palavras-chave:
Residência em Saúde; Educação Interprofissional; Prática Interdisciplinar; Relações Interprofissionais; Comunicação Interdisciplinar; Educação em SaúdeResumo
Objetivo: avaliar o nível de disponibilidade de residentes e de preceptores para as práticas interprofissionais. Método: estudo de métodos mistos do tipo triangulação concomitante, realizado com residentes e preceptores de uma Residência Multiprofissional em Saúde hospitalar. Resultados: mais de 90% (n=186) dos participantes possuem alta disponibilidade para as práticas interprofissionais. Contudo, práticas instituídas durante a graduação e o perfil profissional dos envolvidos, especialmente no que diz respeito à falta de comunicação entre as profissões e a abertura ao diálogo, foram indicados como dificuldades para a efetivação da interprofissionalidade no cenário investigado, o que pode influenciar negativamente a disponibilidade de residentes e preceptores. Conclusão: apesar de residentes e preceptores possuírem alta disponibilidade para o desenvolvimento da interprofissionalidade, determinados fatores dificultam sua execução, obstando o trabalho colaborativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Enfermagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.