Validade da escala de Sofrimento Psicológico de Kessler em estudantes brasileiros do ensino superior

Autores

  • Jaqueline Galdino Albuquerque Perrelli Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva, São Paulo, SP, Brasil. Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Enfermagem, Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4934-1335
  • Gabriel Vinícius Souza de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Serviço Social, Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0009-0007-2756-0437
  • Jéssica Rodrigues Correia e Sá Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Faculdade de Medicina de Olinda, Unidade Curricular Integração Academia, Serviço e Comunidade, Olinda, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3383-2535
  • Pollyanna Fausta Pimentel de Medeiros Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva, São Paulo, SP, Brasil. Centro Universitário Maurício de Nassau, Graças, Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1679-5330
  • Roberta Uchôa Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Serviço Social, Recife, PE, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5473-657X
  • Zila Sanchez Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina Preventiva, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7427-7956

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7073.4255

Palavras-chave:

Estresse Psicol´ógico , Estudo de Validação , Estudantes , Transtornos Mentais , Educação Superior , Reprodutibilidade dos Testes

Resumo

Objetivo: avaliar a validade baseada na estrutura interna, validade concorrente e preditiva da versão brasileira da Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler, para o rastreamento de sofrimento psicológico em estudantes de nível superior. Método: estudo metodológico com 1.034 participantes, aplicando-se a Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler e o Self Reporting Questionnaire . A análise da estrutura interna foi investigada por meio da Análise Fatorial Confirmatória bifatorial, avaliando-se os índices de ajuste e o coeficiente de confiabilidade ômega hierarquizado. A validade concorrente foi verificada pelo teste de correlação de Pearson, enquanto para a validade preditiva utilizou-se sensibilidade, especificidade, área sob a curva ROC e intervalo de confiança de 95%. Resultados: o modelo bifatorial apresentou excelentes índices de ajuste (CFI=1,000; TLI=0,999; SRMR=0,019; RMSEA=0,028; IC95%: 0,015 – 0,041) e elevada confiabilidade (ωH=0,886). Houve forte correlação significativa entre a K10 e o SRQ (r=0,813; IC95%: 0,784 – 0,837). O ponto de corte ideal para rastreamento foi identificado como superior a 21, com sensibilidade de 85,2% e especificidade de 82,9%. Conclusão: a estrutura composta por um fator geral - sofrimento psicológico apresentou elevada confiabilidade. A escala apresentou validade concorrente e preditiva para o rastreio de sofrimento psicológico entre estudantes universitários de ensino superior.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Vinícius Souza de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Serviço Social, Recife, PE, Brasil.

    Departamento de Serviço Social, Recife, PE, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.

Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Validade da escala de Sofrimento Psicológico de Kessler em estudantes brasileiros do ensino superior. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4255. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7073.4255