Validade da escala de Sofrimento Psicológico de Kessler em estudantes brasileiros do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7073.4255Palavras-chave:
Estresse Psicol´ógico , Estudo de Validação , Estudantes , Transtornos Mentais , Educação Superior , Reprodutibilidade dos TestesResumo
Objetivo: avaliar a validade baseada na estrutura interna, validade concorrente e preditiva da versão brasileira da Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler, para o rastreamento de sofrimento psicológico em estudantes de nível superior. Método: estudo metodológico com 1.034 participantes, aplicando-se a Escala de Sofrimento Psicológico de Kessler e o Self Reporting Questionnaire . A análise da estrutura interna foi investigada por meio da Análise Fatorial Confirmatória bifatorial, avaliando-se os índices de ajuste e o coeficiente de confiabilidade ômega hierarquizado. A validade concorrente foi verificada pelo teste de correlação de Pearson, enquanto para a validade preditiva utilizou-se sensibilidade, especificidade, área sob a curva ROC e intervalo de confiança de 95%. Resultados: o modelo bifatorial apresentou excelentes índices de ajuste (CFI=1,000; TLI=0,999; SRMR=0,019; RMSEA=0,028; IC95%: 0,015 – 0,041) e elevada confiabilidade (ωH=0,886). Houve forte correlação significativa entre a K10 e o SRQ (r=0,813; IC95%: 0,784 – 0,837). O ponto de corte ideal para rastreamento foi identificado como superior a 21, com sensibilidade de 85,2% e especificidade de 82,9%. Conclusão: a estrutura composta por um fator geral - sofrimento psicológico apresentou elevada confiabilidade. A escala apresentou validade concorrente e preditiva para o rastreio de sofrimento psicológico entre estudantes universitários de ensino superior.
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