Vídeo educativo para ensino de práticas seguras no perioperatório: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6878.4153Palavras-chave:
Segurança do Paciente; Educação de Pacientes como Assunto; Recursos Audiovisuais; Aprendizagem; Pacientes Internados; Participação do PacienteResumo
Objetivo: avaliar a efetividade de um vídeo educativo no conhecimento de pacientes hospitalizados acerca das práticas seguras no período perioperatório. Método: ensaio clínico randomizado, duplo-cego, realizado em hospital de ensino no interior de Minas Gerais. Foram alocados aleatoriamente 100 pacientes submetidos à cirurgia ortopédica eletiva (50 no grupo experimental e 50 no controle). O conhecimento do paciente foi avaliado por meio de questionário, construído pelos pesquisadores e validado por especialistas, antes e após a aplicação da intervenção (vídeo educativo) ou orientações-padrão. Adotou-se estatística descritiva para variáveis quantitativas e teste t de Student para amostras independentes na análise da média da diferença do conhecimento entre os grupos experimental e controle (α = 0,05). Resultados: participaram do estudo 100 pacientes, 50 no grupo experimental e 50 no controle. O grupo experimental apresentou ganho de conhecimento significativamente superior ( t =3.72 ±1,84; p <0,001) ao grupo controle. Obteve-se d de Cohen de 1,22, indicando grande magnitude do efeito. Conclusão: o vídeo educativo foi efetivo na melhora do conhecimento dos pacientes e pode contribuir com o enfermeiro, na prática de educação em saúde, na otimização do tempo e na disseminação do conhecimento quanto às práticas seguras no perioperatório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (REBEC): RBR-8x5mfq.Downloads
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Publicado
2024-06-07
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Vídeo educativo para ensino de práticas seguras no perioperatório: ensaio clínico randomizado. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4153. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6878.4153