Capacitação e desenvolvimento docente - aspectos gerais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p282-294Palavras-chave:
Professor/Programas de Treinamento. Docentes/Capacitação. Educação Superior. Educação/Profissões de Saúde. Educação Médica.Resumo
A atuação docente no ensino superior na área da saúde requer que o professor, além da expertise na sua disciplina, tenha também preparo na área educacional. Este preparo fundamental pode ser obtido em programas específicos de capacitação e deve ser mantido e aperfeiçoado em atividades de desenvolvimento docente. Os programas de capacitação e desenvolvimento docente são o objeto deste texto, de caráter introdutório, que trata dos atributos necessários ao bom professor, no desempenho dos vários papéis e funções que dele se espera, e das características de forma e conteúdo desejáveis nos programas de capacitação e desenvolvimento docente. Aborda-se, ainda, como estas atividades podem ser avaliadas visando o seu aperfeiçoamento constante e as dificuldades e desafios que habitualmente enfrentam. Apresentam-se, também, breves descrições de atividades de capacitação e desenvolvimento docente realizadas na Faculdad de Ciencias Medicas da Universidad Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina, e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, Brasil.Downloads
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Publicado
2015-06-08
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Capítulos
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Como Citar
1.
López MJ, Troncon LEA. Capacitação e desenvolvimento docente - aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 12º de março de 2025];48(3):282-94. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/104321