Desenvolvimento docente para educação remota emergencial: relato da Unicamp
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.182214Palavras-chave:
Educação superior, Docência, Ensino online, Formação profissional, Tecnologia da informação e comunicaçãoResumo
O artigo discorre sobre as ações institucionais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em relação ao ensino de Graduação em resposta à pandemia e aos esforços anteriores de aprimoramento dos cursos e ao desenvolvimento profissional de seu corpo docente. São apresentados os programas e ações de dois órgãos vinculados à Pró-Reitoria de Graduação, o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). Há um relato inicial sobre os programas em andamento e destaque para a discussão da resposta da Unicamp às condições extraordinárias decorrentes da pandemia Covid-19. São destacados os ajustes normativos internos e de órgãos de regulação da educação superior no estado de São Paulo, as atividades formativas e os programas de apoio frente aos desafios do ERE adotado pela Instituição. Adicionalmente, um retrato do trabalho remoto docente no período da pandemia é apresentado a partir de dois levantamentos realizados internamente, por órgãos distintos. Essa experiência resultou em um enorme aprendizado para a Unicamp, que mostrou rapidez na tomada de decisões e na execução de ações que mitigassem os impactos negativos no ensino e aprendizagem. Além do adequado funcionamento de suas estruturas de apoio, verificou-se também um forte engajamento de seus docentes, colaboradores e estudantes no prosseguimento das atividades da Unicamp no formato remoto por meio do uso de recursos digitais.
Downloads
Referências
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Adverse consequences of school closures. [Internet] 2020. Paris: UNESCO, 2020. Available from: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse/consequences
Fundação Oswaldo Cruz. ConVid: Pesquisa de Comportamentos - Adultos. 2020 [Internet]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2020. [cited 2021 Jan 20]. Available from: https://convid.fiocruz.br/index.php?pag=apresentacao_resultadoFunda
Amaral, E, Polydoro, S. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na Unicamp – Brasil. Linha Mestra [Internet], 2021 [cited 2021 Jan 20]; 41(A); 2021:19809026. Available from: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2020n41ap52-62
Da Cunha MI. Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação (Porto Alegre) [Internet].2018 [cited 2021 Feb 17]; 41(1). Available from: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725
De Almeida MI, Pimenta SG. Pedagogia universitária – Valorizando o ensino e a docência na universidade. RPE [Internet]. 2014 [cited 2021 Feb 21]; 27(2). Available from: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/6243
Masseto MT. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 3.ed. São Paulo: Summus; 2015. 207p.
Zabalza MA, Beraza S, Alfonso C, Alonso, FT. Formación docente del profesorado universitario: el difícil tránsito a los enfoques institucionales revista española de pedagogía. [Internet] 2020. Rev. Esp. Pedag. LXXII, [cited 2020 Jul. 24];257;2014. Available from: https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2014/02/257-03.pdf
Hornink GG, Vieira F, Costa M J. O papel do Centro IDEA-UMinho na transição para o ensino online durante a pandemia COVID-19: enfrentar desafios e criar oportunidades (Re)Ações [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20]; 2020:21814. Available from: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.8
Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The difference between emergency remote teaching and online learning Friday. EDUCAUSE Review. [Internet]. 2020 [cited 2020 Jul. 24];27;2020. Available from: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning .
Gil AC, Pessoni A.Estratégias para o alcance de objetivos afetivos no ensino remoto. Rev. Docência Ens. Sup. (Belo Horizonte) [Internet]. 2020 [cited 2021 Jan 28]; 10; 2020:24738 Available from: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24493
O’Keefe L, Rafferty J, Gunder A, Vignare K. Delivering high-quality instruction online in response to COVID-19: Faculty playbook. Every Learner Everywhere, 2020. [cited 2020 Jun. 20] Available from: http://www.everylearnereverywhere.org/resources.
Osório AJ. Reflexões sobre tecnologia e educação em tempo de pandemia. (Re)Ações. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20]; 2020:21814. Available from: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.24.9
Fior, CA, Martins, MJ. A docência universitária no contexto de pandemia e o ingresso no ensino superior. Rev. Docência Ens. Sup. (Belo Horizonte). [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec. 29];10; 2020:24742 Available from https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24742
Redecker C.European Framework for the Digital Competence of Educators: DigCompEdu. EU SCIENCE HUB. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20] Available from: https://ec.europa.eu/jrc/en/publication/eur-scientific-and-technical-research-reports/european-framework-digital-competence-educators-digcompedu
Observatório Institucional Unicamp. A Unicamp e o novo Coronavírus: relatório docente 2020. [Internet]. Campinas: OIU, 2020. [cited 2021 Jan 21]. Available from: https://www.observatorio.cgu.unicamp.br/paginas/relatorios.
Associação de Docentes da Unicamp. Condições de trabalho remoto docente na Unicamp no contexto da pandemia de Covid-19 - 2020 [Internet]. Campinas: ADUNICAMP, 2020. [cited 2021 Jan 21]. Available from: http://adunicamp.org.br/novosite/adunicamp-apresenta-o-relatorio-da-consulta-sobre-as-condicoes-de-trabalho-docente-remoto-durante-a-pandemia-de-covid-19/
International Council For Open And Distance Education. Global quality in online, open, flexible and technology enhanced education: An analysis of strengths, weaknesses, opportunities and threats - 2019. [Internet]. Oslo: ICDE, 2019. [cited 2021 Jan 20]. Available from: https://www.icde.org/knowledge-hub/report-global-quality-in-online-education. Acesso em: 20 jan. 2021.
Bielschowsky, CE. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: onde estamos, para onde vamos? EaD Em Foco [Internet]. 2018 [cited 2021 Jan 21]; 8(1); 2018:eadf.v8i1.709. Available from: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709
Lucas M, Moreira A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA Editora; 2018.
Crawford, J., Butler-Henderson, K., Jurgen, R. Malkawi, B. H.; Glowatz, M.; Burton, R.; Magni, P.; Lam, S. COVID-19: 20 Countries' Higher Education Intra-Period Digital Pedagogy Responses. Journal of Applied Teaching and Learning (JALT) [Internet]. 2020., 3(1) 9-28. Available from: https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7
Pacheco JA. Uma outra escola? Público. [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20] Available from: www.publico.pt/2020/04/07/impar/opiniao/escola-1911167
Mendes GML, Pletsch MD, Lockmann K. Adiando o fim da escola: perspectivas internacionais sobre educação em tempos de pandemia. Práxis Educativa [Internet] 2020 [cited 2020 Dec. 20];2020:123105. Available from: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17127.105
Ferigato SH, Teixeira RR, Fragelli MCB. A universidade e a atividade docente: desafios em uma experiência pandêmica. Rev. Docência Ens. Sup.(Belo Horizonte) [Internet]. 2020 [cited 2021 Dec. 29];10; 2020. Available from: https://periodicos.ufmg.br/indonvid.fiocruz.br/index.php?pag=principal
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Eliana Amaral, Soely A. J. Polydoro, Marco Antonio A. G. Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.