O desenvolvimento de um modelo didático para facilitar a compreensão dos componentes e das relações anatômicas da orelha média
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.195275Palavras-chave:
Modelos anatômicos, Educação , EnsinoResumo
A orelha média é importante do ponto de vista anatômico e clínico, pois contém e permite a passagem de estruturas, além de estabelecer relações com outras regiões da cabeça. Porém, a orelha média é pequena e dissecação, o que dificulta seu estudo em cadáveres e a compreensão por parte dos alunos. Nesse contexto, docentes e discentes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desenvolveram um modelo anatômico da cavidade timpânica, apresentando seus principais componentes membranáceos, ósseos, musculares e nervosos. Para a confecção da maquete, placas de acrílico transparente foram unidas formando um cubo, com cada placa representando uma das paredes da cavidade timpânica (exceto a parede tegmental). Tecidos elásticos foram colocados em orifícios feitos nas paredes membranácea e labiríntica para representação da membrana timpânica e da membrana timpânica secundária, respectivamente. Os ossículos da audição, músculos e nervos foram confeccionados em biscuit e posicionados no espaço interno do cubo, observando-se as características e a posição anatômica dessas estruturas na orelha média. A tuba auditiva foi representada pela colocação de um cone plástico projetando-se a partir da parede carótica. A confecção de modelos didáticos é uma alternativa de baixo custo para facilitar o ensino e a compreensão da Anatomia Humana. O aprendizado de conceitos básicos favorece o entendimento das correlações anatomoclínicas, melhorando a formação acadêmica dos profissionais de saúde.
Downloads
Referências
Moore KL. Anatomia orientada para a clínica. 7. ed. Rio de Janeiro: Koogan; 2014. p. 1159-1174.
Gray H; Goss CM. Anatomia. 29. ed. Rio de Janeiro: Guanabara; 1988. p. 881-884.
Dangelo JG; Fattini CA. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu; 2007. p. 533-534.
Standring S, editora. Gray’s Anatomia. Rodrigues D, translator. 40. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010. p. 623-628
Drake RL; Vogl W; Mitchell AWM. Gray’s, anatomia para estudantes. Varga V, et al., translators. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2015. p. 906-910.
Alberti, PW. The anatomy and physiology of the ear and hearing. In B. Goelzer, C. H. Hansen, & G. A. Sehrndt, editores, Occupational exposure to noise: Evaluation, prevention and control. Bremerhaven, Germany: World Health Organization. 2001. p. 53-62.
Spence AP. Anatomia humana básica. Liberti, E. A. (tradutor). 2. ed. São Paulo: Manole. 1991. p. 471.
Ng CL, Liu X, Chee SCJ, Ngo RYS. An innovative 3-dimensional model of the epitympanum for teaching of middle ear anatomy. Otolaryngol - Head Neck Surg (United States). 2015;153(5):832–7.
Azer SA, Azer S. 3D Anatomy models and impact on learning: a review of the quality of the literature. Heal Prof Educ [Internet]. 2016;2(2):80–98. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.hpe.2016.05.002
Peixoto P, De Medeiros Garcia ARS, Bissoli NS, Ramos ACS. Benefits of a memory game as a didactic strategy in the learning of human physiology. Mundo Saúde, São Paulo. 2018;42(2):316–32.
Mota MF, Da Mata FR, Aversi-Ferreira TA. Constructivist pedagogic method used in the teaching of human anatomy. Int J Morphol. 2010;28(2):369–74.
Orlando TC, Lima AR, Da Silva AM, Fuzissaki CN, Ramos CL, Machado D, et al. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Rev Ensino Bioquímica. 2009;7(1):1.
Netter FH. Atlas de Anatomia Humana. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2008.
Putz R, Pabst R. Sobotta: Atlas de Anatomia. 20. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1993; v. 1.
Hall JE. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011. p. 671.
Brandt TW, Jenkins HA, Coker NJ. Facial paralysis as the initial presentation of an internal carotid artery aneurysm. Arch Otolaryngol Neck Surg. 1986;112(2):198–202.
Rogano LAC, Cavalheiro S, De Tella OI Júnior, Braga FM. Aneurisma gigante da carótida interna na porção petrosa. J. Bras. Neuroc. 1990; 2(1):14-20.
Paullus WS, Pait TG, Rhoton AL. Microsurgical exposure of the petrous portion of the carotid artery. J Neurosurg. 1977;47(5):713–26.
McGee, M., Hough, J.V.D. (1999). Ossiculoplasty. Otolaryngologic clinics of North America. 1999; 32(3), 471–488.
Samy, Ravi N., Pensak, Myles L. Revision Ossiculoplasty. Otolaryngologic clinics of North America. 2006; 39(4), 699–712.
Dos Santos ERSL, Da Silva JJ, De Melo ALFD, Ferreira MBS, Brito VC. Anatomia em modelos didáticos: uma nova estratégia educacional. In: Anais do 23th Congresso Internacional de Tecnologia na Educação; 2015 Sep 23-25; Recife, PE, Brasil.
Hochmuller LHL, Padilha DS, Morais GG, Pazze EL, Da Silva JPM, Alencar MR. A construção de modelos didáticos no estudo de estruturas microscópicas na disciplina de ciências no ensino fundamental. MoEduCiTec. 2017;2.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rodrigo Rodrigues da Costa Gomes, Monique Evelyn Venturin, Gabriel Schorr, Rodrigo Bianchi Zancanaro, Lígia Aline Centenaro, Aline Barbosa Macedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.