SARS-CoV-2 e habilidades de linguagem: um estudo de comparação em adultos jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.214345

Palavras-chave:

Linguagem, COVID-19, Cognição, Adultos, Pandemia

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do SARS-CoV-2 na linguagem de adultos jovens. Método: Estudo realizado com indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 a 35 anos. Participaram do estudo 47 indivíduos, divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC), sem diagnóstico de COVID-19 e Grupo Estudo (GE), com diagnóstico de COVID-19. Todos foram submetidos a anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney. Resultados: Observou-se diferenças significativas na habilidade de linguagem total entre os grupos, na tarefa de linguagem oral (dificuldades na conversação) e na subtarefa de processamento de inferências (compreensão da mensagem falada). Conclusão: A infecção por SARS-CoV-2 impactou negativamente na linguagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Larissa Coradini, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Aluna de graduação.

  • Hélinton Goulart Moreira, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Mestrando.

  • Larine da Silva Soares, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana.

  • Vitor Cantele Malavolta, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Doutorando.

  • Pedro Vinícius de Godoy Ferrão, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Aluno de Graduação.

  • Michele Vargas Garcia, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil

    Professora.

Referências

Hermes L, Simoni SN De, Weinmann ARM, Keske-Soares M. Interação entre domínio motor amplo e de linguagem no processo de desenvolvimento típico: uma revisão integrativa. Revista Contexto & Saúde, [S. l.], v. 20, n. 38, p. 40–48, 2020.

Who. World Health Organization. Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. (Accessed 24 April 2021).

Avaliable from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020.

De Miranda DAP, Gomes SVC, Filgueiras PS, Corsini CA, Almeida NBF, Silva RA, et al. Long COVID-19 syndrome: a 14-months longitudinal study during the two first epidemic peaks in Southeast Brazil. Trans R Soc Trop Med Hyg. 2022. May 6:trac030.

Akbarialiabad H, Taghrir MH, Abdollahi A, Ghahramani N, Kumar M, Paydar S, Razani B, Mwangi J, Asadi-Pooya AA, Malekmakan L, Bastani B. Long COVID, a comprehensive systematic scoping review. Infection. 2021 Dec;49(6):1163-1186.

Payus AO, Liew Sat Lin C, Mohd Noh M, Jeffree MS, Ali RA. SARS-CoV-2 infection of the nervous system: A review of the literature on neurological involvement in novel coronavirus disease-(COVID-19). Bosn J Basic Med Sci. 2020 Aug 3;20(3):283-292.

Ferrari E, Palandri L, Lucaccioni L, Talucci G, Passini E, Trevisani V,. Righi E. The Kids Are Alright (?). Infants' Development and COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. Int J Public Health. 2022 Jun 20;67:1604804.

Organização Mundial De Saúde (OMS). Guia de Orientação na Avaliação Audiológica. 2020. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2020/09/CFFa_Manual_Audiologia-1.pdf. Acesso em 08/03/2022.

Boechat EM et al. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

Parente MAMP De . Pressupostos teóricos que embasaram a construção do NEUROPSILIN. In: FONSECA, Rochele Paz; SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. 2009.

Deliberato D. Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada. In: NUNES, L. R. O. P., and SCHIRMER, C. R., orgs. Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017, pp. 299-310. ISBN: 978-85-7511-452-0.

Baig AM, Khaleeq A, Ali U, Syeda H. Evidence of the COVID-19 Virus Targeting the CNS: Tissue Distribution, Host-Virus Interaction, and Proposed Neurotropic Mechanisms. ACS Chem Neurosci. 2020 Apr 1;11(7):995-998.

Lima MVB, Da Silva BRT, Pinto MJS Da. Disfunção cognitiva e infecção por SARS-CoV-2: Revisão Integrativa / Cognitive Dysfunction and SARS-CoV-2 Infection: Integrative Review. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 95642–95656, 2021.

Acencio CF, Shimazaki EM. O processo da linguagem escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem em tempos de ensino remoto. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e22111326385-e22111326385, 2022.

Valles-González B. El lenguaje también se altera en los afectados por covid-19. Published: July 28, 2021. Disponível em: https://theconversation.com/el-lenguaje-tambien-se-altera-en-los-afectados-por-covid-19-164647. Acesso em 01/06/2023.

Liu Y, Luo C, Zheng J, Liang J, Ding N. Working memory asymmetrically modulates auditory and linguistic processing of speech. NeuroImage, Volume 264. 2022. 119698, ISSN 1053-8119. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2022.119698.

Capovilla AGS, Gütschow CRD, Capovilla FC. Seabra, A. G., Gütschow, C. R. D., & Capovilla, F. C. (2004). Habilidades Cognitivas que Predizem Competência de Leitura e Escrita. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 6(2), 13–26. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1161.

Harapan BN, Yoo HJ. Neurological symptoms, manifestations, and complications associated with severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease 19 (COVID-19). J Neurol. 2021 Sep;268(9):3059-3071.

Wang F, Kream RM, Stefano GB. Long-Term Respiratory and Neurological Sequelae of COVID-19. Med Sci Monit. 2020 Nov 1;26:e928996.

Divani AA, Andalib S, Biller J, Di Napoli M, Moghimi N, Rubinos CA, Nobleza CO, Sylaja PN, Toledano M, Lattanzi S, McCullough LD, Cruz-Flores S, Torbey M, Azarpazhooh MR. Central Nervous System Manifestations Associated with COVID-19. Curr Neurol Neurosci Rep. 2020 Oct 30;20(12):60.

Publicado

2024-12-27

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

1.
Coradini L, Moreira HG, Soares L da S, Malavolta VC, Garcia MV. SARS-CoV-2 e habilidades de linguagem: um estudo de comparação em adultos jovens. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27º de dezembro de 2024 [citado 12º de março de 2025];57(3):e-214345. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/214345