SARS-CoV-2 e habilidades de linguagem: um estudo de comparação em adultos jovens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2024.214345Palavras-chave:
Linguagem, COVID-19, Cognição, Adultos, PandemiaResumo
Objetivo: Analisar a influência do SARS-CoV-2 na linguagem de adultos jovens. Método: Estudo realizado com indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 a 35 anos. Participaram do estudo 47 indivíduos, divididos em dois grupos: Grupo Controle (GC), sem diagnóstico de COVID-19 e Grupo Estudo (GE), com diagnóstico de COVID-19. Todos foram submetidos a anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, medidas de imitância acústica e Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve - NEUPSILIN. Para análise estatística dos dados, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney. Resultados: Observou-se diferenças significativas na habilidade de linguagem total entre os grupos, na tarefa de linguagem oral (dificuldades na conversação) e na subtarefa de processamento de inferências (compreensão da mensagem falada). Conclusão: A infecção por SARS-CoV-2 impactou negativamente na linguagem.
Downloads
Referências
Hermes L, Simoni SN De, Weinmann ARM, Keske-Soares M. Interação entre domínio motor amplo e de linguagem no processo de desenvolvimento típico: uma revisão integrativa. Revista Contexto & Saúde, [S. l.], v. 20, n. 38, p. 40–48, 2020.
Who. World Health Organization. Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19. (Accessed 24 April 2021).
Avaliable from: https://www.who.int/director-general/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020.
De Miranda DAP, Gomes SVC, Filgueiras PS, Corsini CA, Almeida NBF, Silva RA, et al. Long COVID-19 syndrome: a 14-months longitudinal study during the two first epidemic peaks in Southeast Brazil. Trans R Soc Trop Med Hyg. 2022. May 6:trac030.
Akbarialiabad H, Taghrir MH, Abdollahi A, Ghahramani N, Kumar M, Paydar S, Razani B, Mwangi J, Asadi-Pooya AA, Malekmakan L, Bastani B. Long COVID, a comprehensive systematic scoping review. Infection. 2021 Dec;49(6):1163-1186.
Payus AO, Liew Sat Lin C, Mohd Noh M, Jeffree MS, Ali RA. SARS-CoV-2 infection of the nervous system: A review of the literature on neurological involvement in novel coronavirus disease-(COVID-19). Bosn J Basic Med Sci. 2020 Aug 3;20(3):283-292.
Ferrari E, Palandri L, Lucaccioni L, Talucci G, Passini E, Trevisani V,. Righi E. The Kids Are Alright (?). Infants' Development and COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. Int J Public Health. 2022 Jun 20;67:1604804.
Organização Mundial De Saúde (OMS). Guia de Orientação na Avaliação Audiológica. 2020. Disponível em: https://www.fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2020/09/CFFa_Manual_Audiologia-1.pdf. Acesso em 08/03/2022.
Boechat EM et al. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
Parente MAMP De . Pressupostos teóricos que embasaram a construção do NEUROPSILIN. In: FONSECA, Rochele Paz; SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. 2009.
Deliberato D. Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada. In: NUNES, L. R. O. P., and SCHIRMER, C. R., orgs. Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017, pp. 299-310. ISBN: 978-85-7511-452-0.
Baig AM, Khaleeq A, Ali U, Syeda H. Evidence of the COVID-19 Virus Targeting the CNS: Tissue Distribution, Host-Virus Interaction, and Proposed Neurotropic Mechanisms. ACS Chem Neurosci. 2020 Apr 1;11(7):995-998.
Lima MVB, Da Silva BRT, Pinto MJS Da. Disfunção cognitiva e infecção por SARS-CoV-2: Revisão Integrativa / Cognitive Dysfunction and SARS-CoV-2 Infection: Integrative Review. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 95642–95656, 2021.
Acencio CF, Shimazaki EM. O processo da linguagem escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem em tempos de ensino remoto. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e22111326385-e22111326385, 2022.
Valles-González B. El lenguaje también se altera en los afectados por covid-19. Published: July 28, 2021. Disponível em: https://theconversation.com/el-lenguaje-tambien-se-altera-en-los-afectados-por-covid-19-164647. Acesso em 01/06/2023.
Liu Y, Luo C, Zheng J, Liang J, Ding N. Working memory asymmetrically modulates auditory and linguistic processing of speech. NeuroImage, Volume 264. 2022. 119698, ISSN 1053-8119. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2022.119698.
Capovilla AGS, Gütschow CRD, Capovilla FC. Seabra, A. G., Gütschow, C. R. D., & Capovilla, F. C. (2004). Habilidades Cognitivas que Predizem Competência de Leitura e Escrita. Revista Psicologia: Teoria E Prática, 6(2), 13–26. Recuperado de http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1161.
Harapan BN, Yoo HJ. Neurological symptoms, manifestations, and complications associated with severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 (SARS-CoV-2) and coronavirus disease 19 (COVID-19). J Neurol. 2021 Sep;268(9):3059-3071.
Wang F, Kream RM, Stefano GB. Long-Term Respiratory and Neurological Sequelae of COVID-19. Med Sci Monit. 2020 Nov 1;26:e928996.
Divani AA, Andalib S, Biller J, Di Napoli M, Moghimi N, Rubinos CA, Nobleza CO, Sylaja PN, Toledano M, Lattanzi S, McCullough LD, Cruz-Flores S, Torbey M, Azarpazhooh MR. Central Nervous System Manifestations Associated with COVID-19. Curr Neurol Neurosci Rep. 2020 Oct 30;20(12):60.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Larissa Coradini, Hélinton Goulart Moreira, Larine da Silva Soares, Vitor Cantele Malavolta, Pedro Vinícius de Godoy Ferrão, Michele Vargas Garcia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.