Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p293-300Palabras clave:
Aprendizagem Baseada em Equipes, Métodos Educacionais, Educação Médica, Educação nas Profissões da Saúde.Resumen
Professores que desejam utilizar a aprendizagem baseada em equipes (ABE) do inglês team-based learning (TBL) precisam compreender os princípios fundamentais envolvidos na aplicação desta estratégia educacional e a seqüência de eventos necessária para sua implantação efetiva. O objetivo deste artigo é auxiliar o leitor na compreensão do potencial desta estratégia educacional, incluindo sua capacidade de promover a aprendizagem significativa. Existem quatro princípios fundamentais para o uso eficaz do TBL, que serão descritos, assim como o passo-a-passo para quem deseja organizar um curso inteiro ou algumas atividades (aulas), utilizando a aprendizagem baseada em equipes. Ao final, apresentamos os principais atrativos e os desafios para aqueles que desejam incorporar o TBL à sua prática de ensino/aprendizagem.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-11-03
Número
Sección
Capítulos
Licencia
Cómo citar
1.
Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 2014 Nov. 3 [cited 2025 Mar. 12];47(3):293-300. Available from: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/86618