Ambiente educacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p264-271Palavras-chave:
Ambiente Educacional, Clima de Aprendizado, Ensino, Aprendizado, Estudantes, Educação Superior, Profissões da SaúdeResumo
O ambiente educacional pode ser definido como um conjunto de elementos que circunda o educando, que nele deve necessariamente se inserir e que o inclui, quando vivencia os processos de ensino e aprendizado. Existem evidências variadas de que o ambiente educacional encontrado pelos educando tem impacto no seu rendimento acadêmico, bem como na sua satisfação com o processo educativo e dão boa medida da sua importância e justificam o seu estudo, no sentido de melhor conhece-lo e poder aperfeiçoa-lo. Os componentes do ambiente educacional são de natureza material, relacionados aos aspectos fisiológicos do educando e de caráter afetivo, relacionados às suas necessidades e respostas emocionais. O ambiente educacional é determinado por fatores ligados à instituição e, em especial, ao professor, que se caracteriza como o principal elemento na sua manutenção e aprimoramento. Uma variedade de instrumentos tem sido descritos para a avaliação do ambiente educacional, que deve ter o sentido de obter informações sobre este importante determinante do aprendizado e do desenvolvimento do estudante. Estas informações podem subsidiar a tomada de medidas visando o aperfeiçoamento do ambiente educacional, o que resulta em aumento da qualidade dos processos educativos.Downloads
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Publicado
2014-11-03
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Capítulos
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Como Citar
1.
Troncon LE de A. Ambiente educacional. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 12º de março de 2025];47(3):264-71. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/86614