Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p333-342Palavras-chave:
Avaliação educacional, Currículo, Educação médica, Escolas para profissionais da saúde, Garantia da qualidade dos cuidados em saúde, Segurança do pacienteResumo
O conceito de avaliação de programas educacionais ainda é relativamente desconhecido de muitos professores e gestores do ensino superior e, muitas vezes, é confundido com avaliação de estudantes. Avaliação é uma das áreas que mais cresceu em importância nas últimas décadas; em parte pela pressão da sociedade e também pela necessidade de mecanismos estruturados e regulares de avaliação formal para o credenciamento e recredenciamento de cursos superiores na área da saúde. Este movimento no Brasil segue uma tendência mundial de busca de sistemas comuns de certificação e acreditação. O objetivo é garantir, tanto quanto possível, altos padrões de qualidade para programas que formam profissionais da saúde. Este artigo apresenta e discute conceitos básicos e modelos de avaliação de programas educacionais, que subsidiarão qualquer profissional da saúde/educação para compreender a essência desse tema tão amplo e desafiador.Downloads
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Publicado
2014-11-03
Edição
Seção
Capítulos
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Como Citar
1.
Bollela VR, Castro M. Avaliação de programas educacionais nas profissões da saúde: conceitos básicos. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3º de novembro de 2014 [citado 12º de março de 2025];47(3):333-42. Disponível em: https://periodicos.usp.br/rmrp/article/view/86686