Validação de instrumento desenvolvido para avaliação da promoção de saúde na escola
DOI:
https://doi.org/10.1590/S01518-8787.2016050005855Resumo
OBJETIVO Validar instrumento de avaliação da promoção de saúde no ambiente escolar. MÉTODOS Para validação do instrumento de pesquisa, foi elaborado questionário com base em diretrizes da Organização Mundial da Saúde, mas adequado ao contexto de saúde escolar no Brasil, com 60 itens, sendo 40 dirigidos aos gestores e 20 para observação direta pelo entrevistador. A validação de conteúdo dos itens foi feita pela técnica Delphi, com aplicação do instrumento em 53 escolas de dois municípios, de porte médio, da região Sul do País. Foram realizadas análises de confiabilidade (alpha de Cronbach e split-half) e de validade (análise de componentes principais). RESULTADOS O instrumento permaneceu composto por 28 itens, distribuídos em três dimensões: pedagógica, estrutural e relacional. Os componentes resultantes apresentaram boas cargas fatoriais (>; 0,4) e confiabilidade aceitável (>; 0,6) para a maioria dos itens. A dimensão pedagógica identifica atividades educativas que abordem drogas e sexualidade, violência e preconceitos, autocuidados e paz e qualidade de vida. Estrutura se divide em acesso, estrutura sanitária e conservação e equipamentos. A dimensão relacional inclui relações na escola e relações com a comunidade. CONCLUSÕES O instrumento proposto apresenta valores satisfatórios de validade e confiabilidade, englobando aspectos relevantes à promoção de saúde nas escolas. Seu emprego permite retratar condições de promoção de saúde às quais estão expostos os estudantes vinculados a cada instituição de ensino. Como possui itens de observação direta pelo pesquisador, deve ser usado apenas em períodos de atividade plena e regular da escola.Downloads
Publicado
2016-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Pinto, R. O., Pattussi, M. P., Fontoura, L. do P., Poletto, S., Grapiglia, V. L., Balbinot, A. D., Teixeira, V. A., & Horta, R. L. (2016). Validação de instrumento desenvolvido para avaliação da promoção de saúde na escola . Revista De Saúde Pública, 50, 2. https://doi.org/10.1590/S01518-8787.2016050005855