O desenvolvimento da competência transversal dos gestores de serviços de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001292

Palavras-chave:

Gestor de Saúde, Educação Baseada em Competências, Saúde Pública, Educação Superior, Coevolução

Resumo

Em seus projetos pedagógicos, os cursos de gestão de saúde privilegiam a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, integralidade e transversalidade, cujo principal mérito é problematizar as questões da saúde sob diferentes perspectivas teóricas. Analisar as questões da área da saúde a partir de diversos prismas não implica necessariamente no desenvolvimento de competências transversais. O desenvolvimento e a aplicação dessas competências pressupõem ir além da integração entre conteúdos curriculares e entre teoria e prática. Dependem de como os conhecimentos serão articulados às mudanças nos níveis organizacional, setorial e institucional e da coevolução entre essas competências e essas mudanças. Entende-se que a atuação do gestor de serviços de saúde é efetivamente transversal quando: (i) atua nas fronteiras organizacionais, fomentando a interação entre as organizações e outros atores do sistema; (ii) provê (e recebe) feedbacks para esses (desses) atores; e (iii) esses feedbacks auxiliam os tomadores de decisão a empreender mudanças organizacionais, de modo a responder ao ambiente e a moldá-lo.

Publicado

2019-02-07

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Como Citar

Duarte, R. G., Miura, I. K., Sawada, N. O., Alves, M., & Petrin, R. (2019). O desenvolvimento da competência transversal dos gestores de serviços de saúde. Revista De Saúde Pública, 53, 74. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001292