Satisfação dos usuários em relação aos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002533

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Satisfação do paciente, Avaliação em saúde, Serviços de saúde

Resumo

OBJETIVO: Analisar a satisfação de usuários em relação ao acesso, à infraestrutura e à qualidade dos serviços na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. MÉTODOS: Estudo transversal com dados de 114.615 usuários vinculados a 30.523 equipes de saúde, obtidos por meio do banco de dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Foram estudadas variáveis independentes relacionadas ao acesso, à infraestrutura e à qualidade dos serviços na APS. O desfecho, satisfação dos usuários, foi mensurado através das variáveis: “se tivesse a opção, mudaria de equipe ou de serviço de saúde” e “recomendaria este serviço de saúde para um amigo ou familiar”. Para avaliar a satisfação de acordo com as variáveis independentes de exposição, foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson, considerando nível de significância de 5%. Análises descritivas das variáveis foram realizadas através de frequências absoluta (n) e relativa (%). RESULTADOS: A satisfação dos usuários esteve associada às variáveis de acesso (p < 0,001), infraestrutura (p < 0,001) e qualidade dos serviços (p < 0,001) na APS. A proximidade do serviço, atenção à demanda espontânea, escuta e o respeito dos profissionais às singularidades do paciente, assim como a resolutividade dos serviços, sem necessidade de encaminhamentos para outros e a boa infraestrutura, estiveram relacionados com a satisfação dos usuários. CONCLUSÃO: Para a garantia da melhoria da qualidade dos serviços ofertados na APS do Brasil, os aspectos de satisfação dos usuários identificados no presente estudo devem ser considerados na organização e gestão dos serviços.

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Publicado

2021-05-17

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Cantalino, J. L. R., Scherer, M. D. dos A. ., Soratto, J. ., Schäfer, A. A., & Anjos, D. S. O. dos. (2021). Satisfação dos usuários em relação aos serviços de Atenção Primária à Saúde no Brasil. Revista De Saúde Pública, 55, 22. https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002533

Dados de financiamento