Predição de absenteísmo docente na rede pública com machine learning
DOI:
https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2021055002677Palavras-chave:
Absenteísmo, Fatores de risco, Aprendizado de máquina supervisionado, Professores escolares, Educação infantilResumo
OBJETIVO Predizer o risco de ausência laboral decorrente de morbidades dos docentes que atuam na educação infantil na rede pública municipal, com o uso de algoritmos de machine learning. MÉTODOS Trata-se de um estudo transversal utilizando dados secundários, públicos e anônimos da Relação Anual de Informações Sociais, selecionando professores da educação infantil que atuaram na rede pública municipal do estado de São Paulo entre 2014 e 2018 (n = 174.294). Foram também vinculados dados da média de alunos por turma e número de habitantes no município. Os dados foram separados em treinamento e teste, utilizando os registros de 2014 a 2016 (n = 103.357) para treinar cinco modelos preditivos e os dados de 2017 a 2018 (n = 70.937) para testar seus desempenhos em dados novos. A performance preditiva dos algoritmos foi avaliada por meio do valor da área abaixo da curva ROC (AUROC). RESULTADOS Todos os cinco algoritmos testados apresentaram área abaixo da curva acima de 0,76. O algoritmo com melhor performance preditiva (redes neurais artificiais) obteve 0,79 de área abaixo da curva, com acurácia de 71,52%, sensibilidade de 72,86%, especificidade de 70,52% e kappa de 0,427 nos dados de teste. CONCLUSÃO É possível predizer casos de afastamentos por morbidade em docentes da rede pública com machine learning usando dados públicos. O melhor algoritmo apresentou melhor resultado da área abaixo da curva quando comparado ao modelo de referência (regressão logística). Os algoritmos podem contribuir para predições mais assertivas na área da saúde pública e da saúde do trabalhador, permitindo acompanhar e ajudar a prevenir afastamentos por morbidade desses trabalhadores.
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