Experiência de ensinamento-aprendizagem: mudança de crenças e condutas no manejo de água de consumo

Autores

  • Ana María Rancich Universidad Nacional de la Plata; Facultad de Ciencias Médicas
  • Stella Ofelia Ferrarini Instituto Antropológico de Medicina Tradicional
  • Néstor Hornero Palma Comisión de Investigaciones Científicas de la Província de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300002

Palavras-chave:

Educação em saúde, Conhecimentos^i2^satitudes e prát, Água

Resumo

Objetivou-se modificar crenças e condutas das crianças no tocante ao manuseio da água de consumo, utilizando uma experiência de ensino-aprendizagem, mostrando em microscópio a água contaminada. Foram aplicados um pré-teste estruturado e um pós-teste (resolução de problemas) em 63 crianças (28 meninos e 35 Meninas), de sexta e sétima séries do primeiro grau. Essas crianças provinham, na sua totalidade, de população marginal do norte da Grande Buenos Aires, Argentina. A média de idade foi de 12 anos e 8 meses e o desvio padrão de 1 ano e 1 mês. Cada conduta adequada foi avaliada com um ponto: higiene e proteção dos recipientes de coleta e armazenamento, tratamento da água (fervido ou cloragem da água) e período de conservação. À melhor crença foi atribuído dois pontos (evitar a contaminação que produz doença). Determinou-se o número de alunos que modificaram suas condutas e crenças no pós-teste e foi verificado se era significativa a diferença pela prova de X-quadrado. Comprovou-se que as crianças, em geral, não melhoraram suas condutas e crenças. Particularmente mantiveram-se as condutas adequadas de higiene; não se modificaram as de proteção do recipiente de coleta da água e se mantiveram os comportamentos inadequados na armazenagem. Somente foram obtidas condutas corretas no tratamento através da fervura e mais especificamente da cloragem da água (P < 0,01). As crenças não se modificaram; 30% dos alunos assinalaram realmente todos os passos corretos no manuseio da água e 18% deixaram assinalar proteção do recipiente no pós-teste. Concluiu-se que nas próximas ações educativas se deve reforçar as condutas adequadas de higiene e cloragem da água e reverter os erros do período de conservação e o 1º momento da cloragem da água, e por sua vez sustentar estes procedimentos corretos com sólidos conhecimentos dos processos de contaminação, fazendo-os extensivos a outros aspectos do saneamento público.

Publicado

1989-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Rancich, A. M., Ferrarini, S. O., & Palma, N. H. (1989). Experiência de ensinamento-aprendizagem: mudança de crenças e condutas no manejo de água de consumo. Revista De Saúde Pública, 23(3), 183-188. https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300002