O uso do tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras: possíveis contribuições da estatística multivariada para a compreensão do fenômeno

Autores

  • Maria Tereza Serrano Barbosa Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia
  • Beatriz Carlini-Cotrim Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia
  • Armando Ramos Silva-Filho Associação Fundo de Incentivo à Psicofarmacologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000500007

Palavras-chave:

Fumo, Análise multivariada, Risco

Resumo

Analisou-se o uso de tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus de dez capitais brasileiras, utilizando técnicas estatísticas bi e multivariadas (modelo logit). Pela análise bi-variada detectou-se que o uso de tabaco está positivamente associado ao fato de o estudante trabalhar, freqüentar o curso noturno, estar atrasado nos estudos e ter pais fumantes. Pela aplicação de técnicas multivariadas e do modelo logit, verificou-se que as variáveis de maior peso são a defasagem escolar (no curso noturno) e o fato de os pais fumarem (diurno). Discutiu-se a importância da utilização de técnicas multivariadas para a compreensão de fenômenos complexos como o do uso de tabaco e outros psicotrópicos.

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Publicado

1989-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Barbosa, M. T. S., Carlini-Cotrim, B., & Silva-Filho, A. R. (1989). O uso do tabaco por estudantes de primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras: possíveis contribuições da estatística multivariada para a compreensão do fenômeno. Revista De Saúde Pública, 23(5), 401-409. https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000500007