Análise do conteúdo de propagandas de medicamentos psicoativos
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102008005000045Palavras-chave:
Psicotrópicos, Publicidade de Medicamentos, Propaganda, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Gênero e SaúdeResumo
O objetivo do estudo foi descrever as figuras humanas retratadas nas propagandas de medicamentos psicoativos quanto ao gênero, a idade, a etnia e o contexto social. Foi realizada análise de conteúdo de 86 impressos publicitários inéditos divulgados em Araraquara (SP) no ano de 2005. A associação entre as categorias foi analisada usando o teste exato de Fisher. Houve predomínio de mulheres (62,8%), sendo quatro vezes mais freqüentes que os homens em propagandas de antidepressivos e ansiolíticos. A maioria era constituída de jovens adultos (72%), de etnia branca (98,8%). As pessoas estavam em lazer (46,5%), em suas casas (29%) ou em contato com a natureza (16,2%). A mensagem transmitida foi que os medicamentos tratam sintomatologias subjetivas de desconforto do dia-a-dia, induzindo a um apelo irracional que pode refletir na prescrição medicamentosa.Downloads
Publicado
2008-10-01
Edição
Seção
Comunicação Breve
Como Citar
Mastroianni, P. C., Vaz, A. C. R., Noto, A. R., & Galduróz, J. C. F. (2008). Análise do conteúdo de propagandas de medicamentos psicoativos . Revista De Saúde Pública, 42(5), 968-971. https://doi.org/10.1590/S0034-89102008005000045