Compreensões de estudantes de terapia ocupacional sobre a formação para atenção primária à saúde
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p349-357Palavras-chave:
Terapia ocupacional/educação, Pessoal de saúde/educação, Atenção primária à saúde, Ocupações em saúde/educação.Resumo
O estudo buscou descrever e analisar a formação graduada para a atuação na Atenção Primária à Saúde (APS) por meio das compreensões de estudantes de último ano de terapia ocupacional. Ancorado na abordagem qualitativa, o estudo investigou perspectivas de 69 discentes de terapia ocupacional, de último ano, de nove cursos de terapia ocupacional do estado de São Paulo. Os dados foram construídos em nove Rodas de Conversa, uma em cada curso participante. O material de campo favoreceu a identificação de duas categorias empíricas: Conhecimentos dos Estudantes sobre APS e os Conteúdos Teórico Práticos Essenciais à Formação para APS. Conclui-se que as diferentes compreensões apresentadas pelos estudantes se relacionam com as diretrizes curriculares nacionais de terapia ocupacional, visto que estas apontam para o entendimento da APS e das diferentes realidades socioculturais, já no contexto da formação graduada. Além disso, os processos formativos investigados têm promovido, no mínimo, profissionais críticos e disponíveis a atuar na APS e realizar ações terapêuticas ocupacionais e interprofissionais.