Vulnerabilidade sócio ambiental e o cuidado na primeira infância: o olhar da terapia ocupacional para o trabalho em creche
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v28i3p281-289Palavras-chave:
Educação infantil, Colaboração intersetorial, Terapia ocupacional, Criança, Creche/recursos humanos.Resumo
Educação e cuidado articulam-se na primeira infância e são concebidos como complementares aos cuidados da família. Para a Terapia Ocupacional cuidar, educar e prevenir os riscos de desenvolvimento infantil faz parte de sua ação e são aspectos essenciais de atenção na primeira infância. Esse estudo verificou a situação de vulnerabilidade do território e os desdobramentos no processo de cuidado em saúde no âmbito educacional. Estudo qualitativo utilizou entrevistas semi-estruturadas com profissionais e familiares e observações com crianças na creche. Observou-se que as alterações estruturais presentes na região são aliadas a pouca saúde, condições precárias de higiene e colocam o território, creche e moradores em situação de vulnerabilidade; creche é vista como o lugar que ameniza os riscos para as crianças; em relação às famílias surge a fragilidade das redes de cuidado e a creche surge como lugar de apoio às dificuldades encontradas no cuidado com a criança; ações intersetoriais frágeis e a creche não encontra uma rede de apoio na saúde e assistência social no sentido de fortalecer parcerias e ações concretas. Destaca-se que frente a um panorama complexo, a intersetorialidade tem sido ferramenta potente para enfrentar situações de vulnerabilidade social e para o cuidado da primeira infância.