Diálogos entre o ensino de ética e as questões éticas vivenciadas por Terapeutas Ocupacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i2p135-142Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Ética profissional, EnsinoResumo
Os profissionais que se ocupam do cuidar humano necessitam de uma formação que os auxilie na identificação de questões éticas e na produção de respostas. Objetivou-se contribuir para o aprimoramento do ensino de Ética em Terapia Ocupacional na USP-SP. Realizou-se estudo exploratório e descritivo. Foram obtidas informações de natureza qualitativa através de questionário não presencial de questões abertas, junto a docentes e egressos do Curso. As docentes informaram sobre conteúdos éticos de disciplinas sob sua responsabilidade e os egressos, sobre questões éticas com as quais têm se deparado e possíveis contribuições do Curso para a produção de respostas. Estabeleceu-se diálogo entre as informações obtidas. A disciplina de Ética Profissional e algumas outras disciplinas, especialmente as práticas, têm contribuído para uma formação ética. Os participantes apontam para a importância do ensino de ética ao longo da formação e da criação de espaços de interlocução. Nenhum participante citou a autonomia reduzida como questão ética. Os apontamentos dos participantes constituem-se como material a ser considerado para aprimoramento da formação ética do Terapeuta Ocupacional na USP.Downloads
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Publicado
2009-08-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Pereira, M. A., & Almeida, M. H. M. (2009). Diálogos entre o ensino de ética e as questões éticas vivenciadas por Terapeutas Ocupacionais . Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 20(2), 135-142. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v20i2p135-142