O espaço do brincante na experiência do Projeto Casarão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.rto.2001.224307Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Participação comunitária, Relações familiares, Desenvolvimento infantil/classificação, Vulnerabilidade social, Qualidade de vida, Meio social, Projetos de pesquisaResumo
Este trabalho faz parte de um programa de intervenção de terapia ocupacional no campo social que vem sendo desenvolvido por docentes, profissionais e estudantes da USP e da UFSCar. Os dados aqui apresentados são parte de um projeto que se insere no campo da Pesquisa Participante e que vem realizando um estudo etnográfico como base de intervenção no campo da Terapia Ocupacional Social. A Associação de Construção por Mutirão do Casarão (Movimento de Luta por Moradia Urbana - Unidade do Brás, São Paulo) propôs ao Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia uma parceria em termos de produção de propostas de soluções para problemáticas que vêm percebendo em seu meio social. Dessa forma foi criado o Projeto Casarão - Centro de Cultura e Convivência da Celso Garcia, que busca formas de equacionar as necessidades de uma população em situação de risco e vulnerabilidade social. Uma de suas propostas tem como objetivo trabalhar com as crianças de dois a seis anos, através de oficinas de brinquedos e brincadeiras, além de atenção domiciliar, atendimento e prosseguimento individualizados. Este relato descreve o trabalho realizado na Oficina de Brinquedos e Brincadeiras e seus desdobramentos. Observamos que as atividades desenvolvidas visam contribuir constituindo lugares e ações comunitárias na área da infância e adolescência, promover a melhoria de qualidade de vida e abrir possibilidades de fortalecimento das redes sociais, nem sempre presentes no cotidiano das crianças brasileiras.
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2001 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.