Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15Palavras-chave:
Criança com Defi ciência/educação, Educação especial/tendências, Educação especial/recursos humanos, Terapia ocupacional.Resumo
O objetivo do estudo foi identifi car e caracterizar as ações desenvolvidas pela TerapiaOcupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiaisno estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa de levantamento que contou com a participaçãode 127 terapeutas ocupacionais. Os dados coletados por meio de questionário foram submetidosa análises quantitativas e qualitativas e os principais resultados indicaram que os terapeutas ocupacionaisenvolvidos com a inclusão escolar: a) se relacionam com este processo principalmentea partir do atendimento em ambiente clínico; b) atuam na escola regular; c) têm a participação dafamília e de outros profi ssionais em sua atuação; d) identifi cam a falta de preparação dos professorese da escola como os maiores obstáculos para o seu trabalho e e) identifi cam a importância ea necessidade de ampliação da inserção da Terapia Ocupacional nas escolas regulares. O estudoidentifi cou características representativas da atuação dos terapeutas ocupacionais do estado de SãoPaulo no processo de inclusão escolar e levantou indicadores para estudos futuros.Downloads
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Publicado
2012-04-01
Edição
Seção
Artigo Original
Como Citar
Cardoso, P. T., & Matsukura, T. S. (2012). Práticas e perspectivas da terapia ocupacional na inclusão escolar. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 23(1), 7-15. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v23i1p7-15