Avaliação do impacto de uma intervenção de terapia ocupacional com ênfase no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes com deficiência visual*
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i1p43-50Palavras-chave:
Atividades cotidianas, Baixa visão, Cegueira, Terapia Ocupacional.Resumo
A visão é a principal via de percepção dos estímulos do ambiente e, quando deficitária, acarreta em rebaixamento do desempenho ocupacional do indivíduo. Neste contexto, o terapeuta ocupacional pode agir como facilitador do desempenho ocupacional competente. Este estudo constituiu-se de abordagem quantitativa, de caráter exploratório descritivo, e teve como objetivo descrever os resultados da intervenção terapêutica ocupacional no desempenho ocupacional de crianças e adolescentes com defi ciência visual. Para coleta de dados aplicou-se a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional antes e após a intervenção. A amostra constituiu-se de 13 indivíduos, entre crianças e adolescentes de 8 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, com diagnóstico de cegueira ou baixa visão. Foram realizadas intervenções semanais, no período de março a dezembro de 2011. As principais demandas para a intervenção identifi cadas pelos clientes foram: utilização de garfo e faca; preparo do lanche; reconhecimento e escolha da roupa; e vestir-se. Obteve-se uma média de mudança nos de desempenho e satisfação de 3,66 e 3,87. A intervenção da terapia ocupacional, por meio da abordagem centrada no cliente e das técnicas utilizadas, mostrou-se efi caz na promoção do desempenho ocupacional das crianças e adolescentes com defi ciência visual.