Reflexões sobre a atenção às crianças com deficiência na atenção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v25i3p233-241Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, crianças com deficiência, saúde da criança, brinquedos e brincadeiras, grupos de estimulação do desenvolvimentoResumo
Dado o crescente número de pessoas com defi ciência no Brasil, é imperativo o acesso dessa população ao SUS e à Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo avaliou por meio de pesquisa ação o acompanhamento de grupo de crianças com defi ciência em uma UBS do Município de São Paulo pela Terapia Ocupacional, que utilizou a atividade lúdica como recurso para intervenção. Coleta de dados: levantamento bibliográfico; observação participante; construção/aplicação de protocolo de avaliação qualitativo do desenvolvimento infantil; realização de entrevistas com os pais. Análise: cruzamento dos dados na composição uma crônica narrativa descritiva analisada à luz do referencial teórico adotado. Resultados: Foram selecionados 53 documentos nas diferentes bases de dados e Ministério da Saúde; houve criação de redes de suporte entre pais; melhora do desenvolvimento neuropsicomotor; maior circulação de crianças com defi ciência na UBS, refl exão dos profi ssionais sobre o acesso desta população à APS. Conclusão: é possível construir ações de reabilitação que superem o modelo biomédico na APS, não sem difi culdades e desafi os, pois há muito que se desconstruir em relação à tradição de serviços especiais para pessoas com defi ciência.