Coordenação fina e escrita de crianças de 6 a 9 anos nascidas a termo e pré-termo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i2p166-175Palavras-chave:
Prematro, Escrita manual, Destreza motora, Desempenho psicomotor, Transtornos das habilidades motoras, Terapia ocupacional, Avaliação, Criança.Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu em investigar a relação entre coordenação fina e qualidade da escrita em escolares nascidos pré-termo e a termo. Quanto ao método, utilizou-se de descrição e comparação entre: grupo pré-termo – 28 escolares, com idade gestacional entre 32 e 36 semanas, peso ao nascer ≤ 2.500g, e o grupo a termo – 28 escolares nascidos com idade gestacional ≥ 37 semanas, peso ao nascer ≥ 2.500g, emparelhados por gênero, idade, sala escolar e condição socioeconômica. Os pais dos escolares de ambos os grupos responderam a questionários de desempenho motor e classificação econômica. O desempenho motor e a escrita foram examinados com a Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e os professores responderam a questionários para identificar déficits motores (DCDQ–Brasil), de atenção e aprendizagem (EDTAH). Sobre os resultados, constatou-se diferença significativa em alguns itens dos testes de escrita e coordenação fina, e pré-termos tenderam a desempenho inferior na escrita, coordenação fina e global e maior probabilidade de déficit de atenção e hiperatividade. Foi encontrada correlação entre o desempenho na escrita e alguns itens motores. Os resultados apontaram mais probabilidade a dificuldades motoras e na escrita entre escolares pré-termo, com implicações para assistência e educação dessas crianças.