Revelações do teatro da “verdade ululante”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.195509Palavras-chave:
Teatro poético, Contemporaneidade, Aleksándr BlokResumo
A proposta deste artigo é analisar uma encenação de 1977 do diretor Giedrius Mackevičius, fundador do Teatro do Drama Plástico, baseada nas obras Barraquinha de feira e “Os doze”, de Aleksándr Blok. O espetáculo intitulado A nevasca propõe uma linguagem artística exclusivamente não verbal: dinâmica e formas do corpo humano, música e movimento físico, artes visuais e composições espaciais.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; SCHNAIDERMANN, Boris (org. e trad.). Poesia russa moderna. São Paulo: Perspectiva, 2001.
HORA, Danilo. Os dramas líricos de Aleksandr Blok: tradução e comentário. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de S. Paulo, 2019.
PICON-VALLIN, Béatrice. O Balagan na história do teatro do século XX. In: A cena em ensaios. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vadim Scherbakov; Daniela Mountian
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2017/24139-9