La Poétique de Vasyl Stus
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2023.210674Palavras-chave:
Vasyl Stus, Estudo poético, Poesia ucraniana, LíricaResumo
O artigo procura traçar a trajetória da vida e obra do poeta ucraniano Vasyl Stus, estabelecendo paralelos entre a sua rica produção poética e as vicissitudes de sua vida em tempos da URSS. Sua lírica, em grande parte produzida como prisioneiro em campos de concentração, revela a densa erudição do poeta, alçando a língua e a poesia ucranianas ao nível das grandes culturas e línguas da Europa.
Downloads
Referências
ALIGHIERI, Dante. La divine comédie.
HÖLDERLIN, Friedrich. L’Archipel.
PASTERNAK, Boris. Ma sœur la vie et autres poèmes, sous la direction d’Helène Henry. Paris : Gallimard, 2003.
ACHILLI, Alessandro. La lirica di Vasyl’ Stus: Modernismo e intertestualità poetica nell’ Ucraina del secondo Novecento. Firenze: Firenze University Press, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Georges Nivat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).