English Sergei Eisenstein: the Library as a Mirror of a Work

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.222569

Keywords:

Sergei Eisenstein, Library, Reading, Bibliophilia, Theory of Art

Abstract

Interview with French researcher Ada Ackerman about her research and analysis work in the vast library of Latvian Soviet filmmaker Serguei Mikhailovich Eisenstein. The interview is preceded by a brief contextualization of the researcher's methodological journey in the legendary S. M. Eisenstein Cabinet, which for over fifty years housed the filmmaker's library in the heart of Moscow.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Erivoneide Barros, Universidade Estadual de Campinas

    Docente, doutora em Teoria e História Literária (IEL-Universidade de Campinas) com estágio de pesquisa (CNPq) no Instituto de Literatura Mundial da Academia Russa de Ciências A. M. Górki, em Moscou, e mestra em Letras pela Universidade de São Paulo (DLO-FFLCH). Dedica-se à pesquisa da produção artística e teórica de Serguei Eisenstein. Coorganizou os livros Panorama Tarkóvski e Ato educativo e suas essências. http://lattes.cnpq.br/7194257597482994; https://orcid.org/0000-0003-2941-236X; erivoneidebarros@gmail.com

  • Neide Jallageas, Universidade de São Paulo

    É ensaísta, curadora, artista e docente. Criou e dirige a Kinoruss Edições e Cultura. Em 2007, defendeu tese sobre o cinema de Andrei Tarkóvski (PUC-SP). Realizou dois pós-doutorados, de 2010 a 2015: o primeiro, em Literatura e Cultura Russa (FFLCH/USP), com estágio de pesquisa em Moscou, no Museu de Cinema Russo, e o segundo, em Mídias e Processos Audiovisuais (ECA/USP). Dentre outros livros, é coorganizadora de Panorama Tarkóvski e coautora de Vkhutemas: desenho de uma revolução. Em 2020, recebeu o prêmio Biéli Slon [Elefante Branco] dos Críticos de Cinema da Federação Russa. http://lattes.cnpq.br/2229325495986361; https://orcid.org/0009-0000-2782-8316; neide@kinoruss.com.br 

  • Ada Ackerman, Centro Nacional de Pesquisas da França

    Pesquisadora permanente no Centro Nacional de Pesquisas da França (THALIM/ CNRS).

References

ACKERMAN, Ada. A biblioteca infinita de Serguei Eisenstein/The endless library of Sergei Eisenstein. Trad. de Camila Cavalcante e Mônica Oliveira. São Paulo: Kinoruss, 2019. Edição bilíngue.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2ª ed. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BORDWELL, David. El cine de Eisenstein: teoria y práctica. Trad. de José Garcia Vásquez. Barcelona: Paidós, 1999.

BULGAKOWA, Oksana. Sergei Eisenstein – a biography. Trad. de Anne Dwyer. Berlim/São Francisco: Potemkin Press, 2001.

EISENSTEIN, Sergei. Writings, 1934-1947. Trad. de William Powell. Londres: I. B. Taurus, 2010.

EISENSTEIN, Sergei. Iu, Memuary. Moscou: Museu de Arte Moderna “Garage”, 2019. T. 1.

KLEIMAN, Naum. “Do touch classics!”. In. EISENSTEIN, Sergei. Notas para uma História Geral do Cinema. Trad. de Lúcia Ramos Monteiro e Sonia Branco. Rio de Janeiro: Azougue, 2014. p. 5-11.

NIZHNY, Vladimir. Lessons with Eisenstein. Trad. de Ivor Montagu and Jay Leyda. New York: Da Capo Press, 1986.

RYMYANTSEVA-KLEIMAN, Vera. V Dome Mastera, mir Sergueia Eizenchteina/ In the Master’s home, the world of Sergei Eisenstein. Moscou: Museu de Cinema, 2018. Edição bilíngue.

SOMAINI, Antonio. Genealogia, morfologia, antropologia das imagens, arqueologia das mídias. In. EISENSTEIN, Sergei. Notas para uma História Geral do Cinema. Trad. de Lúcia Ramos Monteiro e Sonia Branco. Rio de Janeiro: Azougue, 2014. p. 263-317.

VÉTROVA, Tatiana. Um encontro longamente esperado. Trad. de Neide Jallageas. In KINORUSS: Cadernos de Pesquisa, ano V, n. 6, 2015, p. 64-75.

Published

2024-05-31

How to Cite

Barros, E., Jallageas, N. ., & Ackerman, A. (2024). English Sergei Eisenstein: the Library as a Mirror of a Work. RUS (Sao Paulo), 15(26), 269-287. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.222569