Sobre a questão dos princípios de construção das peças de A. P. Tchékhov.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.199964Palabras clave:
Anton Tchékhov, Aleksandr Skaftímov, Poética dramática, Teoria literáriaResumen
Gostaríamos de apresentar o ensaio “Sobre a questão dos princípios de construção das peças de A. P. Tchékhov”, de Aleksandr Skafímov (1890 – 1968). Um dos mais importantes teóricos e críticos literários soviéticos, Skaftímov, ainda inédito em português, destacou-se por seus trabalhos dedicados aos estudos da poética do folclore e da literatura clássica russa e, em especial, da linguagem dramática de Anton Tchékhov. Propondo uma abordagem inovadora e original à analise da composição das peças de Tchékhov em perspectiva da união fundamental entre forma e conteúdo, Skaftímov foi o primeiro a desvendar algumas particularidades importantes dos “dramas de atmosfera” que nascem a partir de construção dos estados interiores dos personagens que, por sua vez, se tornam uma fonte indispensável dos típicos conflitos tchekhovianos que ficam velados e submersos em subtexto dramático. Neste ensaio de 1948 que se tornou uma referência para todos os estudos posteriores da poética dramática de Tchékhov, Skaftímov baseia sua análise nas peças “Ivánov” (1887), “O silvano” (1889), “A gaivota” (1896), “Tio Vânia” (1899-1900), “Três irmãs” (1901) e “O jardim das cerejeiras” (1904).
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Referencias
СКАФТИМОВ, Александр. К вопрос о принципах постоения пьес А.П. Чехова. In: Нравственные искания русских писателей: Статьи и исследования о русских классиках. Москва: Художественная литература, 1972, с. 404-435.
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Derechos de autor 2022 Aleksandr Skaftímov; Elena Vassina, Mariana Vassoler

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