Юрий Лотман и символы Данте Алигьери / Iúri Lótman e os símbolos de Dante Alighieri
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2022.202444Palabras clave:
Espaço semiótico, Eixo “alto-baixo”, Ascensão espiritual, Construção do universumResumen
O artigo propõe uma análise do espaço em A divina comédia, de Dante, do ponto de vista da semiótica da cultura. O texto de Dante esteve no centro das atenções do fundador da escola semiótica de Tartu-Moscou, Iúri Mikháilovitch Lótman, que dedicou a ele um dos capítulos do livro Dentro dos mundos pensantes. Lótman analisa a estrutura de A divina comédia antes de tudo como espaço simbólico em que Natureza e Universo são textos semióticos, cujos sentidos podem ser decifrados. Toda a obra de Dante está organizada ao redor do eixo semântico “Alto-Baixo”, e o movimento do autor no texto é sempre de descida ou subida. A análise de Lótman é feita no contexto das conquistas da semiótica europeia do final do século XX e início do século XXI, isto é, a orientação “Semiótica das paixões” de Greimas e Fontanillee a “semiótica do corpo” de Castellana.
Descargas
Referencias
ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Tradução, comentários e notas de Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Editora 34, 2009.
ALIGHIERI, Dante. Bojestvennaia komediia [A divina comédia]. Tradução para o russo de M. Lozínski. Moscou: Pravda, 1982. Disponível em: https://онлайн-читать.рф/данте-божественная-комедия/#p1. Acesso em: 7 de agosto de 2022.
ALIGHIERI, Dante. La Divina Commedia: I-III. Milano, 1984 -1986.
CASTELLANA M., “La peur et l’invisible. Dante Alighlieri. Divina Commedia. Inferno, I”. Préface de J. Fontanille. Nouveaux Actes Sémiotiques. Limoges: Pulim, 1998.
FONTANILLE J., Préface. M. Castellana, « La peur et l’invisible. Dante Alighlieri. Divina Commedia. Inferno, I ». Nouveaux Actes Sémiotiques, Limoges, PULIM, 1998, pp. 3 - 4.
GREIMAS A.J.; FONTANILLE J. Sémiotique des passions. Des états de choses aux états d’âme. Paris: Seuil, 1991.
GREIMAS A.J.; FONTANILLE J. Semiotika strastei. Ot sostoianiia vescheei k sostoianiiu duchi [Semiótica das paixões. Do estado das coisas ao estado da alma]. Tradução do francês de I. G. Merkulova, prefácio de Kl. Zilberberg. Moscou: LKI URSS, 2007.
HUGO, V. Écrit sur un exemplaire de la «Divina Commedia». Les contemplations. Paris: Hachette, 2010. Disponível em: https://www.poesie-francaise.fr/victor-hugo/poeme-ecrit-sur-un-exemplaire-de-la-divina-commedia.php. Acesso em: 7 de agosto de 2022.
IVÁNOV, V. V. Izbrannye trudy po semiótike i istorii kultury. Otcherki po predystorii i istorii semiótiki [Trabalhos selecionados sobre semiótica e história da cultura. Ensaio sobre a pré-história e a história da semiótica]. Moscou: Iazyk russkoi kultury, 1999, pp. 628-792.
LOTMAN J., L’explosion et la culture. Trad. du russe d’I. Merkoulova, révision et préface de J. Fontanille. Limoges: Pulim, 2004.
LÓTMAN, Iu. M. Semiosfera. Kultura i vzryv. Vnutri mysliaschikh mirov [Semiosfera. Cultura e explosão. Dentro de mundos pensantes]. São Petersburgo: Iskusstvo-SPB, 2004.
MORIN, E. Conference of the Century, UNESCO, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vZzfQGn0W04 Acesso em: 7 de agosto de 2022.
UNESCO. Anniversaries. Disponível em: https://en.unesco.org/anniversaries e https://ru.unesco.org/celebrations Acesso em: 7 de agosto de 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Inna Merkoulova; Priscila Nascimento Marques

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).