A morte inevitável
as cenas de leitura em Svetlana Aleksiévitch
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2019.159942Mots-clés :
Cenas da escrita, Cenas da leitura, Segunda Guerra Mundial, Svetlana AleksiévitchRésumé
Durante a disciplina "Cenas da escrita, cenas da leitura", ministrada no primeiro semestre de 2019, pela professora Myriam Ávila, do curso de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, foi proposto que examinássemos os conceitos de "cena da escrita" e "cena da leitura" em diversos autores, brasileiros ou estrangeiros. Delimitando as especificidades dessas cenas em cada literatura. No caso do presente trabalho, buscou-se relacionar esses conceitos no primeiro capítulo do livro "A Guerra não tem rosto de mulher", da escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, em que a autora se questiona, em primeiro momento, do porquê estar escrevendo um livro sobre a Guerra. Ao longo do texto, ela se recorda do que havia lido, na infância, que poderia ter lhe desfrutado este desejo.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores que publicam na RUS concordam com os seguintes termos:
a. Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).