Máscaras, demônios e jogadores: uma leitura de Baile de máscaras, de Lermontov

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.227181

Palavras-chave:

jogos de cartas, máscaras, Mikhail Lermontov, romantismo, teatro

Resumo

Baile de máscaras é uma peça de teatro escrita por Mikhail Lermontov (1814-1841), um dos principais escritores do romantismo russo. Tomando como base a estrutura de Othello, de Shakespeare, Lermontov traz o protagonista Arbiênin como uma versão contemporânea e russa do herói mouro, que age de modo frio, calculado e covarde diante da suposta traição de sua esposa, em oposição à paixão sanguinolenta do outro. Neste artigo, tomaremos a metáfora das máscaras como fio condutor para discutir aspectos filosóficos, sociais e estéticos trazidos pela peça, que questiona a possibilidade de uma existência humana racional e moral e mostra a hipocrisia de uma sociedade supostamente regida por valores iluministas. As máscaras e os jogos de cartas como simulações de batalhas aparecem na obra como metáforas para trabalhar a diferença entre aparências e realidade, que Lermontov relaciona, de modo metalinguístico, com a própria arte, em especial, com o teatro.

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Biografia do Autor

  • Sofia Osthoff Bediaga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na Pontifícia Universidade Católica – PUC-Rio. Mestre em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas (UNICAMP), com um semestre cursado na Universidade de Copenhague. Bacharel em Letras: Português/Russo pela UFRJ, com um semestre cursado na Universidade Livre de Berlim.

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Publicado

2024-11-29

Como Citar

Bediaga, S. O. . (2024). Máscaras, demônios e jogadores: uma leitura de Baile de máscaras, de Lermontov. RUS (São Paulo), 15(27), 123-243. https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2024.227181