Dostoiévski e a compaixão: leituras éticas dos Escritos da Casa Morta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2021.190694Ключевые слова:
Compaixão, Dostoiévski, Escritos da Casa Morta, ÉticaАннотация
Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski é reconhecido como um dos autores mais originais da história da literatura. Detentor de criatividade invulgar, o artista russo foi capaz de construir uma análise aguda da sociedade do seu tempo e, paralelamente, perscrutar diferentes domínios do psiquismo humano. A articulação dessas dimensões adquire contornos particularmente autênticos no livro Escritos da casa morta – inspirado nos anos de cárcere do autor –, o qual permite a formulação de uma série de reflexões de natureza moral. A abordagem de tal questão é o escopo do presente ensaio, que se organiza a partir do seguinte percurso: (1) introdução à temática, (2) breve nota acerca da biografia intelectual do escritor, (3) apresentação dos Escritos, (4) mapeamento das referências compassivas presentes na obra e (5) delimitação preliminar dos elementos para proposição de uma “ética dostoievskiana da compaixão”.
Скачивания
Библиографические ссылки
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. 5ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BEER, Daniel. A Casa dos Mortos: o exílio na Sibéria sob os Romanov. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BEZERRA, Paulo. “A tradução como criação”. In: Estudos avançados, v. 26, n. 76, p. 47-56, 2012.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Tradução: Ivo Storniolo. Edição Pastoral. São Paulo: Paulus, 2009.
BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRANDON, David. Ajuda pelo Zen-Budismo. Tradução: Júlio César Assis Küll e José Sidnei Pereira. São Paulo: Pensamento; 1976.
BURGOS HERRERA, Omar Eden. “La ética en Dostoiévski, uma crítica al racionalismo ilustrado en crime y castigo y los Hermanos Karmazov”. Revista Mexicana de Ciências Agrícolas, v. 2, p. 313-320, 2015.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Tradução: Ri Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Record, 2019.
COELHO, Breno Herrera da Silva. “Laudato Si’: uma breve proposta de sistematização”. Grande Sinal: Revista de Espiritualidade e Pastoral, p. 45-57, 2020.
CORREIA, João Gabriel Antônio. A Singularidade do romance: o adolescente no conjunto literário de Fiódor Dostoiévski de 1861 a 1881. Revista Trilhas da História, v. 8, n. 15, 2018, p. 165-179.
DALAI LAMA. Os estágios da meditação. Rio de Janeiro: Rocco; 2001.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. Tradução: Paulo Bezerra. 7ª ed. São Paulo: Editora 34, 2016.
DOSTOIÉVSKI, Fiodor. Escritos da casa morta. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2020.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Gente pobre. Tradução: Fátima Bianchi. São Paulo: Editora 34, 2009.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Humilhados e ofendidos. Tradução: Fátima Bianchi. Editora 34, 1. ed., 2018.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Noites brancas. Tradução: Carlos Loures. “O Dialético”, 2003.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O duplo. Tradução: Paulo Bezerra. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
DOSTOIEVSKI, Fiódor. O idiota. Tradução: Paulo Bezerra. 5ª ed. São Paulo: Editora 34, 2020.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. O jogador. Tradução: Boris Schnaiderman. Editora 34, 2019.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os demônios. Tradução: Paulo Bezerra. Editora 34, 1872.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Os irmãos Karamázov. Tradução: Paulo Bezerra. Editora 34, 2012.
FERNANDES, Arlene. “Racionalismo e romantismo em “Memórias do subsolo”, de Dostoiévski”. RUS, v.12, n. 18, 2021.
FOGEL, Gilvan. “Rodion Raskólnikov ou do pretenso direito ao crime (Apontamentos/itinerários para uma leitura de Crime e Castigo)”. RUS, v.12, n.18, 2021, p. 12-25.
FRANK, Joseph. Dostoiévski: um escritor de seu tempo. Tradução: Pedro Maria Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
GLEHN, Priscila Rodrigues von. A figura de Cristo em personagens de Dostoiévski. Dissertação (Mestrado em Literatura), Brasília, 2014.
GUADAGNIN, Renata. “A escrita do poema como gesto de perdão: incursão entre Derrida e Celan”. Cadernos Literários, v. 25, p. 105-116, 2019.
HOGEMANN, Edna Raquel. “Direito e poder nos Demônios de Dostoiévski”. RJLB, nº 4, 2017, p. 393-403.
LARA, Pietro Augusto; JESUS, Guilherme Henrique Ceccato; VIEIRA, João Gabriel; PRATI, Patricia David. Parricídio e psicanálise na intertextualidade das obras Rei Lear de Shakespeare e Os Irmãos Karamázov de Dostoiévski. Saberes docentes, diversidade e inclusão na escola, práticas pedagógicas inovadoras e gestão educacional, 2019.
MARQUES, Priscila Nascimento. “A compaixão como virtude e como fardo: anotações sobre o par Sônia e Raskólnikov, de Crime e castigo”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, v. 19, p. 216-232, 2015.
MEDEIROS, Gutemberg Araújo. Dostoiévski, jornalista. Universidade de São Paulo, 2005.
NOGUCHI, Eduardo Armaroli. “O fracasso do bem: os paradoxos da religiosidade de Dostoiévski em O Idiota”. Numen: revista de estudos e pesquisa da religião, v. 16, n. 2, p. 407-446, 2013.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução: André Malta. Porto Alegre: L&PM, 2014.
PLIASSOV, Vladimir. Fiódor Dostoiévski (1821-1881). Universidade de Coimbra, c2021.
SCHOPENHAUER, A. Sobre o fundamento da moral. Tradução: Maria Lúcia Oliveira Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 132.
SILVA, Ana Gabriela Dutra da; BRITO, Luciana. Alieksêi Karamázov: O herói romanesco problemático de Dostoiévski. Revista Estação Literária, Londrina, v. 18, p.116-137, mai. 2017.
SILVA, Andrea Zeppini Menezes da. “Chalámov e Dostoiévski: uma perspectiva sobre Recordações da Casa dos Mortos”. RUS, v. 6, n. 6, 2015, p. 81-90.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. “A medicina, uma ciência humana” (apresentação). In: SILVA SANTOS, S. A integração do ciclo básico com o profissional no Curso de Graduação em Medicina: uma resistência exemplar. Rio de Janeiro / Teresópolis: Papel & Virtual / FESO, 2005, p. ix-xiii.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo; SCHRAMM, Fermin R. “A bioética da proteção e a compaixão laica: o debate moral sobre a eutanásia”. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, 2009, p. 1241-1250.
SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. “(Bio)ética para todos os seres: proêmio”. In: CASTRO, J. C.; NIEMEYER-GUIMARÃES, M.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Caminhos da Bioética – Vol. III. Teresópolis: Editora Unifeso, 2020.
SOUZA, Leonardo Cruz; MENDES, Mírian Fabíola Studart Gurgel. Príncipe Liev Nikoláievitch Míchkin “(O Idiota, Fiodor Dostoevsky) e a síndrome de personalidade interictal na epilepsia do lobo temporal”. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n. 2b, jun., 2004, p. 558-564.
SUZUKI, Daisetz T. Introdução ao Zen-budismo. Tradução de Eloise de Vylder. São Paulo: Mantra, 2019.
TANASE, Virgil. Dostoiévski (Biografia). Tradução Gustavo de Azmbuja Feix. L&PM Pocket, 1. ed., 2017.
VÁSSINA, Elena. “A poética do drama na prosa de Dostoiévski”. In: Caderno de Literatura e Cultura Russa, 1. ed. São Paulo: Ateliê, 2008.
Загрузки
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Copyright (c) 2021 Fabíola Alves Alcântara

Это произведение доступно по лицензии Creative Commons «Attribution-NonCommercial-ShareAlike» («Атрибуция — Некоммерческое использование — На тех же условиях») 4.0 Всемирная.
Авторы, желающие опубликовать свои работы в журнале «РУС», соглашаются со следующими требованиями:
a. Авторы сохраняют за собой авторское право и предоставляют журналу право первой публикации, при этом работа одновременно лицензируется в соответствии с лицензией Creative Commons Атрибуция 4.0 Всемирная (CC BY-NC-SA 4.0), согласно которой разрешаются последующие публикации работы с подтверждением авторства и ссылкой на первоначальную публикацию в данном журнале.
b. Авторы имеют право отдельно заключать дополнительные контракты для неэксклюзивного распространения версии работы, опубликованной в данном журнале (например, публикация в институциональном репозитории или в виде книги), с подтверждением авторства и ссылкой на первоначальную публикацию в данном журнале.
c. Авторам разрешено и рекомендуется публиковать и распространять свою работу в Интернете (например, в институциональных хранилищах или на их личной странице) в любой момент до или во время редакционного процесса, поскольку это может привести к качественным изменениям, а также увеличить импакт-фактор и цитирование опубликованной работы (см. «Влияние свободного доступа» (O Efeito do Acesso Livre)