Light, gambiarras [quick fix] and nomadic body
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i2p93-105Keywords:
devices, poetics of light, performers, training, affections.Abstract
This article aims to provide a first reflection on Virginia Abasto’s Performance Notebook. The notebook was produced during the creation of the Opus Lux play lighting and was analyzed from the perspective in which these kind of records are biographical acts, unfinished fragments that express the singularity of creation, through which it is possible to connect and access the inventive network active in this process. This research is based on the theoretical assumptions of Gilles Deluze and Felix Guattari. Thus, the Performance Notebook also constitutes a map of affections, which brings us to the relations between the dispossession of the body provoked by lighting devices, and the immanent lines of escape revealed by the lighting devices illuminating the nomadic body.
Downloads
References
CALLIGARIS, C. Verdades de Autobiografias e Diários Íntimos. Revista Estudos Históricos, v. 11, p. 43-58, 1998. ISSN 21. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/viewArticle/2071>. Acesso em: 20 out. 2012.
CAUQUELIN, A. Frequentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: O mistério de Ariana: cinco textos e uma entrevista de Gilles Deleuze. Lisboa: Vega, 1996. p. 115-161.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
______. Mil planaltos: capitalismo e esquizofrenia 2. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
ENTLER, R. Poéticas do acaso: acidentes e encontros na criação artística. 2000. Tese (Doutorado em Artes), Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Arte/Departamento de Artes Plásticas, São Paulo.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
GUMBRECHT, H. U. Produção de presença. Rio de Janeiro: PUC, 2010.
LIMA, W. Caderno do diretor: uma tecnologia poética na prática da encenação. Ensaio Geral, Belém, v. 4, n. 8, p. 107-118, 2012.
______. Uma webcartografia dos estudos culturais em Portugal. 2014. Disponível em: <http://estudosculturais.com/webcartografia/tecendo-as-pistas-cartograficas/>. Acesso em: 8 ago. 2015.
SALLES, C. A. Crítica genética: uma nova introdução. 2. ed. São Paulo: EDUC, 2000.
______. Redes da criação: construção da obra de arte. Valinhos: Editora Horizonte, 2006.
SOUZA, I. A gambiarra na cena: uma poética de iluminação para ativação de obras de arte em Belém do Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes), Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará. Disponível em: <http://www.ppgartes.ufpa.br/images/download/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20da%20turma%20de%20%202009/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20IARA%20REGINA%20DA%20SILVA%20SOUZA.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.