Teatralidades no Corpo - o espaço cênico somos nós

Autores/as

  • Marina Marcondes Machado Escola Superior de Artes Célia Helena - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p17-26

Palabras clave:

Teatralidade, espacialidade, corporalidade.

Resumen

Este texto aproxima a psicologia fenomenológica ao teatro contemporâneo, discutindo as noções de espacialidade e corporalidade a partir do pensamento do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Com base no princípio fenomenológico de que somos “seres em situação”,  a autora propõe que nosso corpo pode ser, ele mesmo, cenário de uma teatralidade intensamente experienciada por meio de estados, lugares e atmosferas, algo que pode nos fazer prescindir de cenografias estruturadas e dadas de antemão.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marina Marcondes Machado, Escola Superior de Artes Célia Helena - Brasil
    Marina Marcondes Machado é docente da Escola Superior de Artes Célia Helena, formadora de professores de teatro e escritora. É psicoterapeuta com mestrado em Artes (ECA/USP), doutora em Psicologia da Educação (PUC/SP) com pós-doutorado em Pedagogia do Teatro (ECA/USP). Sua pesquisa gira em torno das relações entre infância e cena contemporânea.

Publicado

2011-12-21

Número

Sección

EM PAUTA

Cómo citar

Machado, M. M. (2011). Teatralidades no Corpo - o espaço cênico somos nós. Sala Preta, 11(1), 17-26. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p17-26